Atualidade

Joe Biden vai proibir a entrada de petróleo e gás russo nos Estados Unidos

Presidente norte-americano suspende importações de gás e petróleo russo como forma de apoiar os esforços contra a guerra na Ucrânia
Texto
Joe Biden (Foto: Andrew Hamik/Associated Press)
Joe Biden (Foto: Andrew Hamik/Associated Press)

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, anunciou ontem em conferência de imprensa que irá banir a importação de petróleo e gás russo para o seu país. Este anúncio surge de forma natural devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

“Não iremos subsidiar o esforço de guerra de Putin” – afirmou Biden

Afirmando no seu discurso várias vezes que esta é uma “Guerra de Putin” e não referindo a guerra da Ucrânia, Biden, alertou que esta defesa da liberdade e convicções será feita com custos para todos os americanos

Joe Biden afirmou aos jornalistas que a suspensão imediata do fornecimento de gás e petróleo russo é uma medida tomada em concertação com os países europeus, mas reconhece que é mais fácil aos EUA tomar esta decisão.

“Os Estados Unidos produzem mais petróleo e gás do que todos os países europeus juntos” – referiu Biden

Em discurso focado inteiramente nesta problemática o presidente norte-americano referiu que é urgente terminar a dependência energética do petróleo e gás russo, através de uma aposta de longo prazo em energias de fontes renováveis.

Joe Biden vai libertar reservas

O embargo dos EUA às importações de gás e petróleo russo irão ter um reflexo muito agressivo na subida do preço dos combustíveis até o mercado conseguir estabilizar o efeito da reduzida oferta e elevada procura.

Joe Biden já tinha anunciado a libertação de reservas de petróleo e anunciou agora a disponibilização de mais de 16 milhões de barris de petróleo.

O presidente norte-americano assegurou que o governo tudo irá fazer para impedir aproveitamentos deste conflito como forma de manipulação dos preços.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal