Smartcity

Ciclovias inovadoras têm piso que produz energia solar

Ciclovias com um total de de mil metros quadrados receberam com tecnologia fotovoltaica para produzirem energia
Texto

O desenvolvimento das energias renováveis é essencial para conseguirmos fazer a transição energética e diminuir as emissões poluentes. No entanto, para termos mais produção, é necessária mais área para instalar os parques de renováveis. E se a solução passar por criar um piso que produza energia limpa e converter ciclovias?

Nos Países Baixos, onde andar de bicicleta chega a ser mais comum do que andar de carro e há cerca de 35 mil quilómetros de ciclovias, surgiram duas pistas para andar de bicicleta com piso fotovoltaico.

Ciclovia solar - AWAY
Duas ciclovias receberam a tecnologia da Wattway (foto: Wattway)

O projeto da autoria da empresa de construção BAM Royal Group e da empresa de construção de infraestruturas de transportes sustentáveis Colas, é o primeiro desta magnitude nos Países Baixos

Uma ciclovia na Holanda do Norte e outra em Brabante do Norte, cada um com uma área de mil metros quadrados, receberam a tecnologia de energia solar fotovoltaica da Wattway, uma empresa da Colas. Esta tecnologia, lançada em 2019, permite transformar um piso normal em um que gera energia limpa a partir do sol, enquanto as pessoas caminham e andam de bicicleta sobre ele.

A grande vantagem é que esta tecnologia solar é colada no piso já existente, não havendo necessidade de grandes obras.

É esperado que no primeiro ano, a produção energética destas duas ciclovias seja de 160 MWh e esta será usada pela rede energética neerlandesa. A área vai ser monitorizada por cinco anos.

Caso o projeto tenha sucesso, quem sabe, grande parte das ciclovias não só nos Países Baixos como no mundo inteiro passem a produzir energia solar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio
Sabes como guardar sobras de conservas, abacate ou tofu?