Mobilidade

Pneus de bicicleta sem ar e que nunca furam? A NASA deu uma ajuda

A mesma tecnologia dos pneus dos rover lunares aplicada a pneus para bicicleta
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Pneu de bicicleta sem ar (foto: divulgação)
Pneu de bicicleta sem ar (foto: divulgação)

Muito em breve a tua bicicleta poderá ser equipada com pneus sem ar e com tecnologia que permite que nunca furem. A realidade está ao alcance dos resultados de uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickstarter.

A Smart Tire Company, com sede em Ohio (EUA), em parceria com a NASA, desenvolveu os pneus Metl, que tem a particularidade de não terem ar no interior e devido à tecnologia de memória de forma, nunca furam.

Engenhoso? Sim, na verdade quem é que alguma vez arriscaria a enviar um veículo rover à lua com pneus que pudessem furar? Daí a entrada da NASA neste projeto.

Como tudo funciona? No interior de cada pneu Metl está um arame em forma de mola que percorre todo o pneu. Essa mola é feita de uma liga de níquel-titânio com memória de forma conhecida como NiTinol, que é descrita como sendo forte como o titânio, mas também elástica como a borracha.

De acordo com informações da Smart Tyre Company, quando o NiTinol é colocado sob pressão, começa a deformar-se, mas depois assume a forma original. Essa característica permite que o pneu Metl comprima e recupere suavemente, proporcionando um passeio suave como um pneu pneumático.

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Pneus Metl sem ar (foto: divulgação)

A mola é envolta em poliuretano que forma as paredes laterais transparentes do pneu e a banda. Segundo a empresa, essa configuração incorpora apenas metade da borracha de um pneu normal. Além disso, embora a banda de rodagem possa ter de ser substituída aproximadamente entre 8 a 12,5 mil quilómetros, o pneu principal deve durar toda a vida útil da bicicleta.

Para ter acesso a este pneu os interessados deverão primeiro aceder à plataforma Kickstarter e assegurar que estes cheguem a produção. Nessa altura deverão custar entre 500 dólares a1200 dólares o par (acresce importação e conversão para euro).

Os potenciais apoiantes devem estimar que não deverá existir entregas até ao verão de 2024.

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