Mobilidade

Dia Mundial da Bicicleta: 9 dúvidas e angústias dos ciclistas

Será que os ciclistas podem fazer o que lhes apetece? Quais as principais dúvidas?
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A 3 de junho celebra-se o Dia Mundial da Bicicleta e mesmo sendo uma data simbólica a realidade é que é cada vez mais importante, face ao crescente número de pessoas que opta pela bicicleta no seu dia a dia. Mas ainda há algumas dúvidas e até por vezes certas angústias entre ciclistas.

Andar de bicicleta não se trata apenas de aprender a pedalar, equilibrar e travar em condições. Um ciclista, seja mais ou menos profissional, tem de saber as principais regras do código da estrada e acima de tudo saber também as regras da boa educação na estrada. Tal como qualquer automobilista, motociclista ou até um peão, bem entendido.

A verdade é que se juntarmos duas pessoas na mesma mesa e questionarmos sobre o que é que um ciclista tem de direitos e deveres, não terão ambos as mesmas respostas e certezas. Provavelmente, aquele que estará apenas mais habituado ao seu carro (ou eventualmente é apenas ciclista de fim de semana) terá uma ideia bem diferente daquele que utiliza a bicicleta no dia a dia. E por aí fora, se juntarmos uma terceira pessoa, o mais certo é que as dúvidas e incertezas surjam até entre ciclistas.

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Rapariga a andar de bicicleta (foto: Arthur Hiddena/Freepik)

Qual a regra mais básica para um ciclista?

Os automobilistas devem guardar uma distância lateral de 1,5 metros para os ciclistas. Mas atenção que se pede bom senso aos ciclistas já que se a estrada for estreita não é suposto que o automobilista se atire para a valeta do lado esquerdo…

A circulação de ciclistas lado a lado é permitida, mas, uma vez mais em estradas de largura mais estreita recomenda-se que sigam em fila.

Um ciclista tem de saber o código da estrada todo?

Deves sempre respeitar as regras de trânsito, circulando pela direita da via, estando atento aos sinais luminosos (vermelho é para parar), passadeiras (tens de dar prioridade ao peão), não andares aos zig-zags na estrada ou “todos ao molho”.

Ou seja, não precisas saber o código da estrada todo de fio a pavio, até porque existem vários capítulos apenas e só dedicados à condução de veículos automóveis, mas, ainda assim deverás aprender uma boa parte, em especial regras de prioridade e sinalética.

Por exemplo a circulação nas rotundas. Não te deves esquecer que as regras se aplicam a todos os veículos. Por isso, sinalizares o que pretendes fazer é fundamental e cederes a passagem em cruzamentos, se vieres pela esquerda, também.

Afinal quem tem prioridade na estrada, um ciclista ou automobilista?

Este pode ser um tema de discórdia, mas não devia. Primeiro, a lei diz que os ciclistas devem utilizar a ciclovia sempre que disponível e se tiveres um sinal de obrigação (circular azul) é onde terás de circular sob pena de multa.

Quanto à regra de prioridade, a bicicleta tem a mesma prioridade nos cruzamentos e rotundas do que qualquer veículo automóvel, se tiver perda de prioridade assinalada, tem de a cumprir.

Ou seja, num cruzamento tem prioridade se se apresentar pela direita. Cuidado que num cruzamento com STOP terás também de parar como qualquer outro veículo. E o mesmo se aplica aos sinais vermelhos. São para parar e não para acelerar ou contornar…

Os ciclistas podem utilizar a faixa BUS exceto se indicação em contrário. E já agora circulares em sentido contrário é proibido. Tal como para um carro…

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Amigos a andar de bicicleta lado a lado (foto: Prostooleha/Freepik)

As bicicletas podem circular nos passeios pedonais?

Os passeios são para os peões, portanto a resposta é não. Tal como as passadeiras são apenas para peões. Só podem ser atravessadas com a bicicleta pela mão e nunca a pedalar! Exceção única para crianças até 10 anos que podem utilizar o passeio e atravessar a passadeira a pedalar, mas tem de usar capacete.

Os ciclistas têm de ter carta de condução?

Não é necessária uma carta especial, no entanto deves ter sempre um documento de identificação contigo (bilhete de identidade ou cartão de cidadão) ou arriscas-te a uma coima numa operação STOP.

É obrigatório ter seguro para andar de bicicleta?

Não é obrigatório ter seguro para andar de bicicleta, pois a lei diz que apenas os veículos motorizados necessitam de seguro. Mesmo as bicicletas elétricas não necessitam, pois não tem um verdadeiro motor, tem um gerador de energia auxiliar.

No entanto recomendamos que faças sim um seguro. Pelo menos uma cobertura de danos pessoais que cubra alguns azares e acima de tudo pensando em tratamentos que possam vir a ser necessários, por exemplo motivados por uma queda ou até de reparação da bicicleta.

Capacete, luzes, matrícula sim ou não?

Matrícula não precisas porque não é um veículo a motor. No que respeita ao capacete a lei de facto não obriga a capacete para um adulto, no entanto se caíres é a estrada que vai aparar a tua cabeça. A lei recomenda e nós também.

Já a iluminação sim, é obrigatória. De noite ou em condições de fraca visibilidade poderá incorrer em multa se não tiveres as devidas luzes.

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Crianças a pedalar de bicicleta (foto: Bearfotosa/Freepik)

Tenho de ter uma cadeira homologada para crianças?

Sim. O transporte de crianças em bicicleta está legislado e existe obrigação da cadeira estar devidamente homologada para o transporte de crianças até aos 7 anos de idade.

Atenção que os reboques ou atrelados para crianças ou animais também tem de ser homologados.

Posso circular a ouvir música? E se tiver bebido uma cerveja?

Não pode usar o telemóvel enquanto utilizas a bicicleta, nem utilizar auscultadores que tapem ambos os ouvidos. Podes utilizar, tal como a conduzir um carro, um auricular em um único ouvido.

O limite legal de taxa de alcoolémia é igual para automobilistas ou ciclistas. Ou seja, acima de 0,5 g/litro podes ser autuado… Se no teu caso isso significa uma ou mais cervejas o melhor é teres a máxima prudência. Tal como num veículo automóvel, diríamos… se pedalares, não bebas.

Conduzam com cuidado e tenham pelos automobilistas o respeito que gostariam que eles tivessem por vocês e vice-versa.

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