Mobilidade

Clássico Renault 5 renasce em versão elétrica e moderna. Chega em setembro

Renault 5 E-Tech 100% elétrico traz design retrofuturista e surpreende com autonomia de até 400 km
Texto

Foi em 1972 que o mundo conheceu o Renault 5, um carro pequeno, criado com um design original e moderno que depressa se tornou um verdadeiro sucesso. Mais de 50 anos depois, renasce numa versão elétrica e com foco na sustentabilidade. Conhece o Renault 5 E-Tech 100% elétrico.

Já há uns anos que se aguardava pelo lançamento deste pequeno carro que desde que foi apresentado em versão protótipo prometia encantar miúdos e graúdos. A apresentação da versão que chegará às estradas não dececionou.

Renault 5 - AWAY
Renault 5 E-Tech 100% elétrico

Design e tecnologia

O novo Renault 5 E-Tech 100% elétrico surge com um design que pode ser descrito como retrofuturista. Olhando para ele, facilmente se percebe que é uma ode ao original Renault 5 sem deixar de ser um veículo completamente novo.

As cores vivas são um dos pontos mais marcantes deste pequeno elétrico que vai estar disponível desde o lançamento em cinco cores de carroçaria, duas das quais inspiradas nos anos 1970, o Amarelo Pop e o Verde Pop.

Do Renault 5 veio também a grelha de ventilação no capot, agora reinventada para ser um indicador de carga.

No interior, a tecnologia ganha destaque com dois ecrãs que lhe conferem um aspeto contemporâneo e high-tech. O primeiro ecrã virado para o condutor é um painel de instrumentos digital que apresenta a informação completa sobre a condução. Há ainda um ecrã central multimédia.

Interior Renault 5 E-Tech - AWAY
Interior do Renault 5 E-Tech 100% elétrico

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico estreia um novo avatar interativo, o Reno, que responde a perguntas e instrução de comando do utilizador.

Motorização e autonomia

Esta nova aposta elétrica da Renault é a primeira inteiramente concebida sobre a AmpR Small, a nova plataforma dedicada aos veículos elétricos do segmento B.

Sob o capot, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico recebe um motor mais compacto do que o do Megane E-Tech e do Scenic E-Tech, que vai estar disponível com três potências: 110 kW, 90 kW e 70 kW.

Em termos de bateria, vai estar disponível em 52 kWh e em 40 kWh, o primeiro com autonomia de até 400 km e o segundo até 300 km. O de 52 kWh vai estar apenas disponível com o motor de 110 kW, que será o primeiro a ser disponibilizado para compra. 

Sustentabilidade no Renault 5 E-Tech 100% Elétrico

Quando foi lançado nos anos 1970, o Renault 5 foi o primeiro a ter uma média de consumo de combustível de 5 litros/100 km e chegou a ser feito em versão elétrica em 1974. Já nesta altura, foi também pioneiro em questões de eco-design, com um tejadilho feito de fibras naturais.

Assim, não é de estranhar que o novo Renault 5 elétrico está também focado na sustentabilidade. Atingirá um nível global de reciclabilidade de 85%, com 22% de materiais provenientes da economia circular. Os tecidos dos bancos serão integralmente reciclados.

Renault 5 E-Tech - AWAY
Legenda

O Renault 5 E-Tech vai ter ainda a particularidade de ser produzido em França a partir do verão de 2025, com os automóveis e as baterias a serem montados na fábrica de Douai, um dos locais de produção do Renault 5 original.

A construção deste modelo elétrico da Renault vai ser feita recorrendo a um ecossistema compacto de fornecedores situados num raio de 300 km do complexo ElectriCity.

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico será lançado em setembro de 2024 e apesar de ainda não ter sido divulgado o preço final, a marca garante que será competitivo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana