Mobilidade

Volta ao sul de Portugal em Renault Austral com a sustentabilidade em mente

De Lisboa ao Algarve, o híbrido da Renault conseguiu impressionar com as características que oferece, nomeadamente a aposta tecnológica
Texto

Fomos conhecer melhor o novo SUV Renault Austral, cujas vendas em Portugal arrancaram neste início de 2023. Marcámos encontro ao início da manhã em Oeiras, onde estavam alinhados os vários automóveis da gama disponíveis para a realização deste longo ensaio, que teve o Algarve como destino final, e iniciámos a viagem.

A primeira paragem foi feita no porto de Setúbal, onde apanhámos um ferry para Tróia. Continuámos o caminho pela Costa Vicentina até Vila Nova de Milfontes, onde fizemos uma paragem para almoço. No restaurante Porto das Barcas desfrutámos de um almoço de peixe fresco e trocámos as primeiras impressões sobre o Austral.

Com o almoço finalizado, seguimos viagem neste novo automóvel da marca francesa por estrada nacional que nos levou até à última paragem do dia – Albufeira.

Renault Austral - AWAY
Renault Austral junto ao restaurante Porto das Barcas (foto: AWAY/ DR)

Pelos caminhos de Portugal

Curvas e contracurvas, subidas e descidas são as características das estradas que percorremos nesta etapa. Até passámos pelo interior de aldeias. O automóvel respondeu aos pedidos de aceleramento e travagem, transmitindo uma grande segurança, tudo o que é necessário em viagens neste tipo de estradas.

Ao final do dia, com a chegada ao hotel, preparámo-nos para a apresentação à imprensa do Renault Austral, que contou com a presença do Diretor Geral da marca em Portugal, Ricardo Lopes.

Austral junto ao hotel no Algarve (foto: AWAY/ DR)

Durante a apresentação foi revelado que os veículos ligeiros Renault vendidos a particulares passam a ter sete anos de garantia, uma medida já implementada e que se aplica também ao Austral. Já os modelos elétricos, como o Twingo E-Tech e o Megane E-Tech, têm oito anos de garantia.

Um novo dia iniciou e começámos com um exercício para conhecer o novo sistema de viragem presente no Austral que pode facilitar o dia-a-dia em manobras ou estacionamentos. Depois deste momento, o primeiro ensaio do dia levou-nos até Faro, mais precisamente até ao mercado municipal, com metade da viagem a ser realizada em modo elétrico.

Mercado Municipal de Faro - AWAY
Às compras no Mercado Municipal de Faro (foto: AWAY/ DR)

Dentro do mercado demos início a uma nova atividade preparada para a imprensa – comprar ingredientes para confecionar o próprio almoço que teve lugar no restaurante Tertúlia Algarvia. O resultado foi uma deliciosa Cataplana, prato típico da região.

De barriga cheia, estávamos prontos para dizer adeus ao Algarve e regressar a Lisboa. A última prova ao volante do Austral foi feita em autoestrada, num percurso de 292 km.

Ao chegar a Lisboa apanhámos a habitual confusão de hora de ponta, tanto no acesso à ponte 25 de abril como na A5. O Austral teve um comportamento exemplar. Com os outros automóveis próximos, travou sozinho de modo a estarmos com distância de segurança. No painel do condutor é possível ver a medição dessa distância.

Renault Austral - AWAY
Habitáculo do Renault Austral (foto: divulgação)

A renovação que está a ser operada pela Renault

Todos os percursos foram feitos com recurso ao Google Maps, totalmente integrado no sistema de infoentretenimento do Austral. Este sistema também conta com as aplicações Google Assistant, Waze, Spotify e Vivaldi Browser onde é possível ver vídeos do YouTube.

No que toca ao funcionamento em modo híbrido, é possível fazer uma viagem sustentável na cidade, ou seja, com recurso ao modo elétrico. De referir que este novo modelo da Renault recarrega a sua energia rapidamente. A versão do Austral que conduzimos foi a E-Tech Full Hybrid 200, comercializada a partir de 41.700€.

Desta experiência é possível concluir que para além da aposta na motorização híbrida, o Austral é também uma montra de tecnologia ao serviço do conforto e da segurança, conclusão que tirámos nesta volta ao sul de Portugal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente