Mobilidade

Clássicos Renault viajam no tempo e tornam-se veículos elétricos

Modelos como o famoso 4L não têm de ficar a apodrecer nas garagens. Novos kits de conversão podem torná-los em veículos zero emissões
Texto

Um Renault 4, um Renault 5 ou até mesmo um Twingo de primeira geração com motorização elétrica? Mas isto é uma viagem ao futuro? De certa forma sim. Em concreto, é o resultado de uma parceria entre a Renault e a R-FIT que se traduz em kits de conversão de veículos clássicos em elétricos.

Os novos kits desenvolvidos pelas duas empresas vão permitir dar uma nova vida a veículos que outrora foram muito populares, mas que hoje estão mais limitados ao nível da circulação, em especial nas zonas de emissões reduzidas, onde estão mesmo proibidos de entrar.

Renault 4L elétrico - AWAY
Renault 4L elétrico

Esta solução permitirá que modelos tão icónicos da Renault, como o 4L, cujas imagens aqui partilhamos, possam passar a ser veículos zero emissões e, assim, mais adaptados às exigências dos dias de hoje.

O primeiro kit a ser lançado, já este mês de fevereiro, é destinado precisamente ao Renault 4. Em França vai custar 11.900 euros, com instalação incluída. Em setembro será disponibilizado o kit de conversão para o Renault 5, ao passo que o destinado ao Twingo de primeira geração chegará em data ainda a anunciar.

Renault 4L elétrico - AWAY
Renault 4L elétrico

De acordo com a Renault e a R-FIT, os kits cumprem todas as normas de segurança do mercado e, uma vez realizada a conversão, o proprietário recebe todos os documentos de certificação e registo necessários, indicando o novo tipo de energia que alimenta o seu veículo clássico.

(fotos: divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente