Mobilidade

7 coisas que tens de saber para manter o carro limpo e poupar água

Onde estacionar, o que evitar, que comportamentos adotar. Dicas úteis para o teu carro andar limpo e evitares o consumo de recursos naturais
Texto

Chuvas e chuvinhas. Poeiras de África. Folhas. Lamas. Nesta altura tudo serve para nos deixar o carro sujo. E mesmo que decidamos limpá-lo, parece que esse estado de “pureza” não dura sequer 24 horas. Como podemos então evitar tudo isto?

Lavar o carro de forma tradicional todos os dias ou todas as semanas, numa época em que nunca se apelou tanto à necessidade de poupar água, fará sentido? Certamente que não. Mas então estamos condenados a andar com o carro sujo? Não necessariamente.

É precisamente para o evitar que te deixamos aqui sete dicas de como manter o automóvel limpo por mais tempo, evitando o consumo de água.

carro sujo - AWAY
Carro sempre sujo no outono? Como evitá-lo? (foto: C. Sturgeon/ Unsplash)

7 dicas para manteres o carro limpo e poupares água

1. Evita estacionar debaixo de árvores

É sabido que pássaros e automóveis não têm propriamente uma relação amigável. Então se optas por estacionar o teu carro exatamente por baixo do local que esses animais escolhem para descansar, já imaginas o resultado.

Mais vale tentares dar mais uma volta e encontrares um lugar alternativo. Assim o teu automóvel estará mais protegido de possíveis presentes e até das folhas e da resina que possam cair

2. Passa ao lado de poças e charcos

Com mais lama ou menos lama, quando passamos com as rodas por cima de uma poça é certo que o carro que (eventualmente) estava limpo deixou logo de o estar. Opta por uma condução mais proativa e antecipa manobras para evitares colocar o carro em superfícies deste género.

3. Estaciona longe de obras

Mesmo que dificilmente caia um tijolo em cima do carro, nunca é boa ideia estacionar perto de obras. É que perante pós, pequeninas pedras e águas sujas, a pintura do teu carro parece funcionar como um íman.

Também por esta razão, verás que compensa estacionar um pouco mais longe do que estavas à espera inicialmente.

4. Nas zonas costeiras, cuidados redobrados

Se estás a pensar deslocar-te a uma zona costeira, terás de ser ainda mais previdente para tentar manter o carro limpo. Tenta parar o mais longe possível da costa e assim evitar que o carro esteja sujeito à maresia e à deslocação de areia.

carro limpo - AWAY
Como manter o carro a brilhar por mais tempo (foto: E. Mclean/ Pexels)

5. Procura optar por estacionamento coberto

Seja pelas árvores de que já falámos, seja por outros elementos do ambiente, deixar o carro estacionado na rua é sujeitá-lo a todo o tipo de sujidade. Por isso, sempre que possível (na visita a uma superfície comercial, por exemplo) procura estacionamento coberto.

6. Circula afastado dos carros que seguem à frente

Principalmente em época de chuva, circular demasiado perto dos carros da frente significa que estás a deixar o teu automóvel à mercê do spray libertado por estes. Com as estradas sujas com óleos e lamas, será quase impossível manteres o teu carro limpo desta forma.

Se possível guarda a distância necessária para evitar a sujidade libertada pelo veículo que te precede, até para teres tempo de reagir caso seja necessário fazer uma travagem mais forte.

7. Quando decidires lavar o carro opta por fazê-lo sem água

Não deverá ser difícil encontrares em lojas da especialidade um produto específico para lavar o carro sem usar água. Assim, quando decidires pôr mãos à obra, opta por um produto destes, para que dessa forma possas contribuir para poupar esse bem tão precioso e cada vez mais escasso.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabias que 1 em cada 4 EV utilizam baterias da Coreia do Sul?
Preço da gasolina e do gasóleo desce na próxima segunda-feira. Vê aqui
Autocarro português a hidrogénio está a chegar à Europa