Atualidade

Cuidado com olhos, nariz e garganta, voltaram as poeiras de África

A qualidade do ar vai estar muito fraca durante esta quinta-feira dia 27 de outubro
Texto
Dicas para combater as poeiras de África
Dicas para combater as poeiras de África

Poeiras de África estão de regresso e a qualidade do ar já se reflete. Pessoas com maior vulnerabilidade ou sensibilidade respiratória deverão estar particularmente atentas.

A fraca qualidade do ar que se vai registar em Portugal continental hoje, quinta-feira, 27 de outubro, levou ontem a Direção-Geral da Saúde (DGS) a recomendar cuidados redobrados à população mais vulnerável como crianças e idosos.

Numa nota publicada na sua página da Internet, a DGS aconselha a população mais sensível como os idosos, as crianças, os doentes com os problemas respiratórios crónicos (asma) e pessoas com doenças cardiovasculares a terem cuidados de saúde redobrados como permanecer no interior dos edifícios, de preferência com as janelas fechadas.

A autoridade de saúde também aconselha a população em geral a limitar a atividade física ao ar livre, os esforços prolongados e a exposição ao fumo do tabaco, assim como o contacto com produtos irritantes.

A Direção-Geral da Saúde refere na mesma publicação que esta situação da fraca qualidade do ar se deve “à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão e que atravessa Portugal Continental, aumentando as concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias