Chama-se Park(ing) Day e é uma iniciativa que convida organizações e entidades privadas a repensar a cidade. Durante o dia 17 de setembro e dentro da Semana Europeia da Mobilidade, 52 entidades vão dar uma nova vida a 92 lugares de estacionamento exteriores da cidade espanhola para promover um modelo urbano pensado por pessoas, para pessoas.
Plantas e mobiliário de jardim são apenas alguns dos adereços usados para apagar o alcatrão e criar pequenos parques, jardins e zonas de lazer temporárias. Cabe a cada entidade dar a cor que quiser ao seu espaço, desde que a mensagem transmitida seja clara: é importante tornar Barcelona uma cidade que respeita o meio ambiente, com mais espaços verdes, zonas para crianças e menos poluição atmosférica.
O tema da edição deste ano é o ecofeminismo. As atividades terão como objetivo alertar para as desigualdades no uso do espaço público, dando principal destaque à importância de fazer um planeamento urbanístico tendo em consideração as necessidades particulares de mulheres, pessoas com deficiências, pessoas de cor, idosos e crianças.
Este ano, será necessário ter alguns cuidados extra devido à pandemia. Cada organização terá de garantir algumas regras dentro das suas instalações, nomeadamente o limite de pessoas conforme o espaço disponível, o distanciamento social e o uso de máscara.
O Park(ing) Day é uma ação criada em 2005, em São Francisco, e ocorre em várias cidades a nível mundial. Em Barcelona, acontece sempre durante a Semana Europeia da Mobilidade.
A primeira edição na cidade espanhola ocorreu em 2014 e, desde então, tem acontecido anualmente e é organizada pela Espai Ambiental Cooperativa e pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), com o apoio do município de Barcelona.
Vê aqui abaixo um vídeo da ação em 2018