Fantástico

Fancy women bike ride: mulheres pedalam pela mobilidade urbana

Começou por ser um pequeno passeio de bicicleta entre amigas e em menos de uma década, Fancy Women Bike Ride, transformou-se num evento a nível mundial só para mulheres
PUB

Chama-se Fancy Women Bike Ride e vai acontecer no dia 19 de setembro, em plena Semana Europeia da Mobilidade, em mais de 150 cidades do mundo, entre elas Lisboa. Este evento tem apenas cinco regras:

PUB
  • Só mulheres participam;
  • É obrigatória estar vestida de forma elegante;
  • A bicicleta deve estar decorada;
  • Tem de se conseguir pedalar a, no máximo, 10 km/h;
  • Tem de se conseguir dizer adeus com o acenar de uma mão.

O passeio de bicicleta tem como objetivo motivar mais mulheres a se deslocarem de bicicleta, consciencializar para a importância de aumentar a segurança nas ruas e alertar as entidades governamentais pra a necessidade de criarem infraestruturas para quem se desloca com frequência de bicicleta.

PUB

Pinar Pinzuti, a atual coordenador do Fancy Women Bike Ride, vê o passeio como uma oportunidade para as mulheres se vestirem de forma elegante, sem para isso sacrificarem o planeta.

PUB

“Uma vez por ano, oferecemos às mulheres a possibilidade de deixarem os seus carros malcheirosos em casa e saírem à rua de bicicleta, vestidas a rigor. Quem gosta de pedalar uma vez por ano, certamente gostará de pedalar o ano inteiro.”

PUB

A Fancy Women Bike Ride começou na Turquia, em 2013. Na altura, Sema Gür criou um evento no Facebook e convidou algumas amigas para um passeio de bicicleta que tinha como simples objetivo mostrar que o ciclismo não era dominado pelos homens na Turquia.

O evento decorreu no Dia Mundial Sem Carros e durante a Semana Europeia da Mobilidade. Nessa primeira edição, 300 mulheres pedalaram e atraíram os media. A partir daí, não parou de crescer até chegar ao que é hoje: um megaevento espalhado pelos quatro cantos do mundo, que decorre sempre na Semana Europeia da Mobilidade.

Esta será a 9.ª edição do passeio e Lisboa, Atenas, Amesterdão, Berlim, Copenhaga e Paris são apenas algumas das dezenas de cidades que estão a organizar o passeio. Para participar, é só aparecer vestida a rigor, pronta para pedalar.

Continuar a ler
Home
Cidades
Conhece aqui o vencedor do Prémio Gulbenkian para a Humanidade
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2