Evasão

As 5 estradas mais longas do mundo

Já pensaste quais serão as estradas mais longas do mundo? Fomos pesquisar e cruzamos várias fontes para chegar ao nosso Top 5.
PUB

A Nacional 2 é já uma estrada histórica em Portugal, e começa a ganhar, algum protagonismo, ajudando inclusive a que se descubram alguns encantos do interior de Portugal.

Fazendo a ligação entre Chaves e Faro, a N2 tem 738 kms de extensão, e, é a estrada mais longa de Portugal. É também muitas vezes referida como uma das mais extensas do mundo. Mas será mesmo assim?

PUB
Sabias que Portugal tem as melhores roadtrip?
PUB

A N2 é, de facto, a mais longa estrada em Portugal e é, seguramente, uma das mais belas e interessantes do mundo, mas está bem longe do Top 5 mundial, no que respeita ao comprimento.

PUB

Fomos pesquisar e cruzamos várias fontes para chegar ao nosso Top 5 de estradas mais longas.

1. Autoestrada Panamericana

Desde a Baía de Prudhoe no Alaska, até ao extremo sul da Argentina, a Pan America Highway, passa por mais de uma dúzia de países e está considerada como a mais longa do mundo. Na verdade, não é apenas uma estrada, mas antes uma rede toda ligada, que, de acordo com a Road Traffic, alcança 48 mil quilómetros de comprimento.

PUB

2. Nacional 1 Australiana

The Australia National Highway 1 tem o recorde oficial do Guinness Book como a estrada mais longa dentro de um único país ou território. São 14.500 kms que circundam quase todos os estados australianos, interligando várias autoestradas.

3. Autoestrada Trans-Siberiana

Os russos asseguram que a estrada mais comprida é a Trans-Siberian Highway, que liga St. Petersburg a Vladivostok. Têm 11.000 quilómetros, e, a razão pela qual os russos clamam pelo título, é porque dizem que esta é uma “única” auto-estrada, e não uma rede de estradas consecutivas.

4. Autoestrada Trans-canadiana

A Trans-Canada Highway atravessa 10 províncias do Canadá, desde Victoria na Columbia Britânica até St. John na costa de Labrador, numa extensão de 7.800 kms e, de acordo com a Verdict Traffic demorou 9 anos a construir (foi inaugurada em 1971) e custou mais de mil milhões de dólares canadianos.

5. Rede dourada quadrilateral de estradas

É a mais recente da lista (2012), e, de acordo com a Newswheel, poderá em breve ser alargada. A Golden Quadrilateral Highway Network na Indía surge, de acordo com a nossa pesquisa, na quinta posição de estrada mais longa do mundo, com uma extensão de 5.846 kms. Também esta não é, verdadeiramente, uma única estrada, mas antes uma interligação de vários segmentos que conectam Nova Deli, Mumbai, Chennai e Kolkata.

PUB

Agora, já sabes, da próxima vez que fores fazer a N2 lembra-te que afinal não é assim tão grande e aproveita o espetacular traçado daquela que já foi chamada "Route 66 portuguesa".

 

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: Back to the future com Porsche Taycan e DeLorean
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2