O fabricante de baterias elétricas chinês CATL, um dos maiores do mundo, revelou que a mais recente geração da Qilin, uma bateria para veículos elétricos de alta capacidade, poderá oferecer mais de 1030 km de autonomia. Será esta a maior autonomia de um veículo 100% elétrico alguma vez registada?
A CATL já o tinha anunciado aquando o lançamento do modelo da Geely, o familiar 100% o Zeekr 001, mas agora a acreditar nos testes realizados à CATL Qilin de terceira geração, em modelo de grande produção, poderá surgir a confirmação.
Aquilo que pode ser afirmado é que esta é muito provavelmente a maior autonomia alguma vez verificada em carros de série. Ou seja, os testes foram reallizados com o Zeekr 001 com a bateria CATL Qilin com capacidade de 140 kilowatt (140 kW) e o modelo, completamente de série, cumpriu um total de 1032 quilómetros.
Vê aqui galeria de imagens do Zeekr 001
A diferença, para valores anteriores conhecidos com outras baterias/marcas é essa... é que os resultados foram obtidos e homologados para veículo de série, neste caso para este modelo do Grupo Geely (que, para além da Zeekr, detém Smart, Volvo, Polestar, entre outras).
Mas os testes que permitem fornecer estes resultados foram realizados na China e é preciso também referir que a fórmula utilizada localmente não é comparável à metodologia europeia.
Alguns analistas apressaram-se a dizer que o mesmo teste realizado com as normas europeias não deveria proporcionar mais do que 800 quilómetros de autonomia, em situação real. Algo que para já não irá ser verificado porque o Zeekr 001 ainda não se vende na Europa (está previsto para após o verão). Mas estes são valores impressionantes.
As baterias CATL Qilin recorrem a tecnologia de células prismáticas de iões de lítio e alta densidade. A Tesla poderá ser uma marca a beneficiar desta novas baterias.