Consegues fazer a viagem com menor pegada ambiental por Portugal durante 14 dias? A competição “Viagem pelo Clima” está à procura de pessoas para competir entre si com o objetivo de percorrer o país de norte a sul de forma sustentável e com o maior impacto positivo na comunidade. As inscrições estão abertas até domingo, dia 7 de abril.
Promovida pela Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, esta competição tem como objetivo causar o maior impacto positivo possível nas comunidades, ao mesmo tempo que alerta os portugueses para a necessidade urgente de fazer a transição climática.
Nesta que é a segunda edição da “Viagem pelo Clima”, três equipas de quatro elementos – todos com mais de 18 anos e sem limite de idade – vão partir à aventura a 11 de setembro com um orçamento em “Climas”, uma moeda fictícia que vai avaliar o grau de sustentabilidade de cada ação das equipas em quatro vetores: emissões de CO2, tempo, consumo de água e dinheiro (em euros).
Será ainda necessário desenvolver alguns desafios nos municípios parceiros do projeto, com vista a envolver a comunidade rumo à descarbonização do planeta e ainda convidar os negócios e as pessoas da região a calcular a sua pegada de carbono, de forma totalmente gratuita através de uma app desenvolvida pela Get2C.
Para o apuramento da equipa vencedora, serão contabilizadas não só as escolhas feitas no sentido de fazer a viagem de forma mais sustentável possível, como também o impacto positivo na comunidade irá também ser medido.
No fim dos 14 dias, será a equipa que terminar a competição com mais “Climas” que terá a oportunidade de viajar até ao Azerbaijão, país anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP29, que se realiza entre 11 e 24 de novembro deste ano.
Os interessados em participar nesta aventura (desde que tenham mais de 18 anos) deverão inscrever-se até 7 de abril, domingo. No site da competição poderão encontrar todas as informações necessárias sobre o processo de candidatura.