Atualidade

Aquecimento global põe 80% das cidades em risco climático extremo

Novo relatório alerta que apenas luta contra alterações climáticas deve estar focada nas populações
Texto
Cidades em risco de fenómenos climáticos extremos (Foto: J. Ford/Unsplash)
Cidades em risco de fenómenos climáticos extremos (Foto: J. Ford/Unsplash)

Seca, inundações e tempestades são alguns dos fenómenos que o mundo tem enfrentado nos últimos tempos provocados, em grande parte, pelas alterações climáticas. A situação é preocupante, sendo que quatro em cada cinco cidades enfrentam riscos climáticos extremos, alerta uma nova análise.

A organização sem fins lucrativos CDP recolheu dados de 998 cidades do mundo, 21 delas em Portugal, e concluiu que 80% das cidades enfrentam perigos climáticos como temperaturas extremas, inundações e seca.

No documento divulgado pela organização, “Proteger as Pessoas e o Planeta”, fica o alerta de que em quase um terço das cidades, a grande maioria da população é ameaçada por estes eventos extremos.

E se o prognóstico é bastante negativo, a CDP deixa alguma esperança salientando que é possível lutar contra as alterações climáticas se as medidas criadas tiverem as necessidades da população como ponto central.

Quando o foco são as pessoas, há melhorias a nível social, económico, ambiental, assim como mais inclusão e apoio a uma transição justa para uma economia de baixo carbono, refere a CDP em comunicado, citado pela Lusa.

A análise divulgada mostra que 63% das cidades já estão a pôr em prática pelo menos uma ação climática focada na população e 45% envolve a sociedade civil no seu planeamento da ação climática.

De acordo com a análise, 85% das cidades que afirmam já ter tomado medidas centradas nas pessoas registaram benefícios sociais e de saúde pública, e 75% dos municípios relatam melhorias a nível ambiental, como mais espaços verdes e melhor qualidade da água e do solo.

O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que opera o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, investidores, autoridades públicas, cidades, estados e regiões que trabalha com mais de 680 instituições financeiras. Mais de 14 mil organizações em todo o mundo divulgaram dados através do CDP o ano passado.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal