Sustentabilidade

Chuvas torrenciais e inundações afetam mais de 800 mil pessoas na China

Forte precipitação tem assolado a China e provocado mortes, desalojamentos e danos um pouco por todo o país
Texto
Inundações na China (Foto: /AP)
Inundações na China (Foto: /AP)

Na última semana, a China tem sido assolada por chuvas e inundações que têm provocado perdas humanas e danos em várias províncias.

De acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, citada pela Lusa, mais de 800 mil pessoas da província de Jiangxi foram afetadas pela precipitação. Nesta zona, não foram relatadas mortes, mas 32 mil pessoas foram retiradas pelas autoridades entre 28 de maio e 6 de junho.

Os prejuízos também vão somando, tendo-se registado danos em 80 cidades e vilas na província de Jiangxi, no centro da China. Mais de 76 mil hectares de terras agrícolas foram afetados, e os prejuízos já ascendem aos 162 milhões de euros.

Inundações (Foto: Zhan Yan/Xinhua via AP)

Outras zonas do país também viram inundações e deslizamentos de terras provocados pelas chuvas torrenciais. Nas províncias de Fujian e de Guangxi, segundo o The Guardian, 15 pessoas morreram como consequência da precipitação.

O governo provincial em Jiangxi cancelou esta quarta-feira, 8 de junho, o protocolo de resposta às cheias após o nível de precipitação ter diminuído. No entanto, a China renovou o alerta amarelo para tempestades em algumas zonas do país.

No verão passado, chuva com intensidade sem precedentes na última década provocou inundações no centro da China, com bairros e estações de metro a ficarem submersas na província de Henan. Na altura, de acordo com a Lusa, foram registadas mais de 300 mortes.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano