Chuva muito intensa e vento forte provocaram um autêntico caos em todo o trânsito em Lisboa e arredores, com várias inundações a provocarem acidentes e filas intermináveis.
As inundações no Campo Grande, Campo Pequeno e Alcântara obrigaram também ao resgate de 14 pessoas de automóveis.
A revelação é de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em conferência de imprensa já hoje de manhã, dia 8 de dezembro.
“O nível de água subiu tanto, que a angústia era grande. As pessoas foram resgatadas sem grandes incidentes e ferimentos” – revelou o autarca.
Enaltecendo o trabalho dos Bombeiros e proteção civil que ocorreram a toda a população, Moedas aproveitou ainda para pedir às pessoas que não arrisquem em situações deste tipo, em particular que não se metam em túneis quando os níveis de água sobem desta forma.
Vê aqui 5 conselhos práticos para conduzires à chuva com segurança
Carlos Moedas, lembrou que nos últimos três meses, a capital já foi assolada por três fenómenos extremos e relembra que isto poderá voltar a ocorrer face às alterações climáticas.
Os pontos críticos identificados são a Baixa Lisboeta, Campo Grande, Campo Pequeno, Av. 24 de Julho, Alcântara e Lumiar.
Previsão do tempo para hoje
PREVISÃO PARA HOJE 08/12 (Continente)
— IPMA (@ipma_pt) December 8, 2022
Céu muito nublado, com aguaceiros por vezes fortes e trovoada. Vento forte no litoral e terras altas. Ondas de sudoeste com 4 a 5 metros a sul do Cabo Carvoeiro.
Mau tempo em Lisboa (António Pedro Santos/Lusa)