Smartcity

Nesta paragem de autocarro hi-tech o frio e a chuva não te vão incomodar

State of Being foi pensada para levar pessoas a optarem por transportes públicos mesmo em dias de frio ou neve
Texto

Apesar de serem a opção mais sustentável, os transportes públicos nem sempre são confortáveis. Em dias de chuva ou de frio, ou mesmo durante a noite, esperar numa paragem de autocarro pode ser desconfortável. E se em Portugal já é uma experiência negativa, em países como a Suécia pode ser bem pior.

Em Umeå, na Suécia, desenvolveu-se um protótipo de paragem mais confortável para levar mais pessoas a andarem em transportes públicos mesmo com o clima ártico.

Desenvolvida pelo Rombout Frieling Lab e pelo Instituto de Investigação da Suécia (RISE), a estação State of Being, que foi inaugurada em 2019, foi pensada para dar resposta a algumas das queixas mais comuns da população.

Devido aos meses de neve, sentar na paragem à espera era impossível já que os bancos estavam cobertos por um manto branco. As zonas mais abrigadas muitas vezes não tinham visibilidade e não permitiam ver se os autocarros estavam a chegar.

Além disso, os designers queriam criar uma paragem que, mais do que servir para aguardar pelo transporte, convidasse também a um momento calmo, para reflexão ou até socialização.

O design da State of Being tem estas questões como linhas orientadoras. Em vez de bancos, tem uma espécie de casulos de madeira abertos que podem ser rodados de forma a proteger do vento. As pessoas encostam-se a estes enquanto aguardam, não tendo que se sentar em bancos gélidos.

Um teto inteligente, que integra luz e som, informa as pessoas da aproximação de autocarros ao mesmo tempo que garante visibilidade. Cada linha tem uma espécie de alarme próprio que toca quando o transporte está a 20 segundos de distância, o que permite que os passageiros não tenham de estar focados num ecrã.

A sustentabilidade foi também um ponto tido em consideração. A State of Being é feita em madeira local e usa menos energia do que uma paragem tradicional.

(Fotos: Samuel Petterson/Rombout Frieling Lab e RISE)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal