Evasão

Autocaravanas passam a pagar totalidade do ISV até 2027

A taxa reduzida de ISV nas autocaravanas vai aumentar progressivamente e acaba em 2027
Texto
Autocaravana (foto: Wirestock/Freepik)
Autocaravana (foto: Wirestock/Freepik)

As autocaravanas vão passar a pagar a totalidade do Imposto Sobre Veículos (ISV) a partir de 2027, mantendo este ano a taxa reduzida de 30%, que aumenta progressivamente para 40% em 2024, 60% em 2025 e 80% em 2026.

Nos termos da lei n.º 20/2023, publicada em Diário da República a 17 de maio, que altera o regime de vários benefícios fiscais, sobre as autocaravanas – que atualmente beneficiam de uma taxa reduzida correspondente a 30% do ISV - passa a incidir “a totalidade do imposto”.

autocaravana - away
Autocaravana proporciona bons momentos ao ar livre (foto: Kampus Production/Pexels)

Contudo, é-lhes “aplicável, a título transitório, uma taxa reduzida” correspondente a 40% da tabela a partir de 01 de janeiro de 2024, a 60% da tabela a partir de 01 de janeiro de 2025 e a 80% da tabela a partir de 01 de janeiro de 2026.

A partir de 2027, as autocaravanas passam a estar sujeitas ao pagamento de 100% do ISV que lhes é aplicável.

autocaravana - away
Autocaravana pode também ser local para trabalhar remotamente (foto: Freepik)

Contactado pela agência Lusa, o secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) considerou que “imperou o bom senso” quando se optou por um período transitório e uma atualização progressiva da atualização do ISV que incide sobre as autocaravanas.

autocaravana - away
Autocaravana em Portugal (foto: Magda Ehlers/Pexels)

“A ACAP, quando teve conhecimento da proposta inicial [do Governo, de eliminar a taxa reduzida de ISV das autocaravanas], imediatamente pediu reuniões com os grupos parlamentares e tivemos uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças..."

"Chamamos a atenção dos senhores deputados para a impossibilidade de entrar em vigor este ano o aumento de 30% para 100% do imposto”, afirmou Helder Barata Pedro.

autocaravana - away
Autocaravana dá liberdade para conhecer novos locais (foto: DC Studio/Freepik)

Segundo explicou, as encomendas deste tipo de veículos “fazem-se a seis meses”, pelo que, “quando se soube, no início de outubro [de 2022], que ia haver uma alteração em janeiro, havia já encomendas feitas para entregar, em que o preço da autocaravana se calculou com o ISV que estava em vigor”.

autocaravana - away
Autocaravana permite levar toda a família economizando dinheiro (foto: Freepik)

“Se, depois, o preço aumentasse, quem ia pagar era a empresa, senão o cliente desistia do negócio. E foi isso que foi explicado aos senhores deputados e eles perceberam”, salientou.

Assim, considerou, “não deixa de ser um aumento, mas [esta] é a forma correta de se fazer as alterações”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio