Evasão

Autocaravana a energia solar com autonomia até 750 km

Estudantes neerlandeses construíram uma autocaravana movida a energia solar e foram de férias com ela até ao sul de Espanha
Texto

Um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos, desenvolveram um projeto de uma autocaravana movida apenas a energia solar e para a testar fizeram uma viagem de quase 3 mil quilómetros até Tarifa em Espanha.

A Stella Vita foi desenhada, projetada e construída pelos estudantes que integraram o projeto “Solar Team Eindhoven” (STE) para mostrar as potencialidades das energias alternativas.

O seu design é inspirado numa gota de água para ter alguma aerodinâmica. Pode levar dois passageiros (com cama), tem 7,2 metros de comprimento e 1,83 metros de altura, pesa 1.700 Kg (chassis em alumínio e painéis em fibra de vidro) e pode expandir os painéis solares em uma área até 17,5 m2.

Os painéis solares alimentam uma bateria de iões de lítio com 60 kWh de capacidade o que lhes permite ter uma autonomia média entre os 600 e 750 km (dependendo do sol). A velocidade máxima está limitada a 120 km/h.

Vídeo de um teste (narrado em neerlandês)

Uma (pequena) grande maravilha!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Há um novo microcarro elétrico para a cidade que estica e encolhe
Descobre umas telhas que são na verdade pequenos painéis solares
Descobrimos marcas e lojas sustentáveis em Lisboa à boleia do elétrico 28