Energia

Toldo para autocaravanas produz energia solar e protege do sol

Estrutura tem instalados painéis solares que produzem energia suficiente para utilização dos eletrodomésticos na autocaravana
Texto

As autocaravanas são uma opção cada vez mais procurada, especialmente para viagens sem rumo ou aventuras em estrada. E, agora, até viajar em autocaravanas pode ser um pouco mais sustentável. A empresa americana Xponent Power criou o Xpanse Solar Awning, um toldo solar retrátil para veículos recreativos para que se possa dizer adeus aos geradores.

Apesar de já ser possível colocar painéis solares no topo das caravanas, a verdade é que o espaço disponível não é abundante. O Xpanse Solar Awning é uma alternativa fácil de se instalar, que dá sombra como um toldo normal e que é ativado com o simples carregar de um botão.

O toldo de 4,9 metros por 2,1 metros é composto por células solares rígidas, colocadas em filas e com espaço aberto entre elas. Isto permite que em dias de algum vento o toldo consigo manter a estabilidade. Caso as condições climáticas sejam mais extremas, o próprio Xpanse fecha-se automaticamente.

O Xpanse Solar Awning está disponível em três opções, uma com capacidade de gerar 800 Watts de energia, outra 1000 Watts e, por último, 1200 Watts, o suficiente para os eletrodomésticos na autocaravana.

(Fotos: Xponent Power)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente