Mobilidade

Algarve adere a bilhete único nacional para transportes públicos

Comunidade Intermunicipal do Algarve fez acordo com IMT para aderir à Plataforma de Bilhética Nacional 1Bilhete.pt
Texto
Transporte público Vamus Algarve (foto: divulgação)
Transporte público Vamus Algarve (foto: divulgação)

A região do Algarve vai aderir ao sistema de passe único que está a ser implementado para apoiar uso de transportes públicos e que poderá ser realidade a partir do próximo ano, em benefício dos utentes e turistas da região.

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve revelou que irá aderir à Plataforma de Bilhética Nacional 1Bilhete.pt. Desta forma a rede de transportes públicos da região irá tirar partido da maior integração de bilhética do país, permitindo que as pessoas utilizem o passe único nacional também no Algarve.

Nos últimos tempos, a AMAL tem estado a trabalhar para criar um passe único na região. Com o acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) que deverá ser assinado em breve, será possível implementar o sistema intermodal do Algarve de forma mais simples e célere. 

Máquina de bilhetes - AWAY
Haverá bilhete único para o país inteiro (foto: AWAY/DR)

O projeto 1Bilhete.pt consiste na criação de uma plataforma tecnológica de bilhética intermodal que irá, entre outras coisas, possibilitar adquirir e validar títulos de transporte de qualquer sistema de bilhetes aderente, assim como criar títulos de viagem de transporte público de cobertura nacional.

A plataforma, que está a ser desenvolvida pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e Transportes Intermodais do Porto (TIP) e que implica um investimento de 2,7 milhões de euros, será implementada em três fases, com a primeira, de bilhética clássica a ficar operacional até ao final do ano.

As aplicações de bilhética móvel estarão operacionais até ao final do segundo trimestre de 2024 e cartões e aplicações de pagamento bancário até ao final desse ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal