Mobilidade

Andámos no comboio da Fertagus sem comprar bilhete! Usámos o contactless

Empresa de transporte ferroviário vai substituir validadores de todas as estações para aceitarem a nova forma de pagamento
Texto
Fertagus vai introduzir pagamento contactless
Fertagus vai introduzir pagamento contactless

A implementação da nova solução de pagamento em todas as estações onde param os comboios da Fertagus só acontece em novembro, mas nós já a fomos experimentar. Dentro de aproximadamente dois meses, um cartão bancário com funcionalidade contactless (por aproximação) é quanto bastará aos passageiros para validarem a sua viagem.

Quando chegamos a uma estação de comboios para efetuar uma viagem, a primeira coisa a fazer é comprar um bilhete na respetiva máquina, ou no guiché onde está um funcionário, e depois validá-lo já nas portas de acesso. Um processo que se pode tornar moroso e pouco prático. Pois em breve, esta realidade passará a ser passado nas estações servidas pela Fertagus.

Os novos validadores preparados para reconhecer cartões bancários com função contactless, para além dos títulos de transporte já existentes, começam a ser instalados nas estações da linha que liga Setúbal a Roma-Areeiro, em Lisboa, em novembro. No início haverá apenas um por estação, sendo que os restantes 230, aproximadamente, serão substituídos no decorrer do primeiro trimestre do próximo ano.

Como viajar apenas com cartão contactless?

Fui ver como funciona esta nova funcionalidade, em primeira mão, numa viagem que me levou de Sete Rios ao Pragal e regresso. E comprovei que o processo de adquirir o bilhete não poderia ser mais simples. Tive apenas de aproximar o meu cartão bancário do validador, já junto às portas de acesso, escolher o destino e seguir viagem. Na estação onde saí, bastou-me novamente aproximar o cartão do validador para que as portas se abrissem.

Desenvolvida em conjunto com a empresas Mastercard, Finaro, Axians e Ubirider, a nova solução de pagamento de viagens nos comboios da Fertagus, por ser contactless, também permite a utilização de plataformas de carteira digital, como a Google Pay ou a Apple Pay. Ou seja, poderás até utilizar o teu smartwatch para comprar e validar uma viagem.

A consulta das viagens efetuadas e o acesso às respetivas faturas de pagamento faz-se através do acesso à área de cliente no site da Fertagus. De forma simples, o utilizador pode obter uma fatura com o número de contribuinte introduzido por si já depois da viagem efetuada, pelo que obter comprovativos de viagens a título pessoal ou profissional não representa um problema.

Com a instalação dos novos validadores que vão eliminar a necessidade de comprar previamente um título de transporte, a Fertagus e restantes parceiros têm o objetivo de tornar mais cómodas, fáceis e rápidas as viagens dos mais de 90 mil passageiros que diariamente usam os comboios suburbanos entre Lisboa e a margem Sul do Tejo.

(Fotos: Todos os direitos reservados)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos