Atualidade

Comboios vão ter passe único mensal de 49 euros em 2023

Um passe nacional ferroviário para os comboios regionais poderá entrar em vigor por 49 euros no segundo semestre de 2023
Texto
Comboio regional (foto: AWAY/DR)
Comboio regional (foto: AWAY/DR)

Portugal vai ter um novo passe nacional ferroviário para utilizar os comboios regionais, no valor de 49 euros a partir de junho de 2023.

Esta medida foi aprovada ontem, no parlamento, durante a discussão do Orçamento de Estado 2023 por proposta do Livre e o Governo compromete-se a criar as condições necessárias até ao final do primeiro semestre do próximo ano.

A ideia é que o Governo apresenta um estudo sobre os moldes em que o passe ferroviário nacional possa ainda ser alargado às restantes categorias do serviço rodoviário.

A iniciativa do Livre poderá ter sido inspirada nas medidas colocadas em prática, já este ano, na Alemanha, onde, após um período experimental com um bilhete de 9 euros, o governo de Berlim, ter avançado com uma proposta para um passe mensal de 49 euros válido para todo o país.

comboio alemanha - AWAY
A Alemanha tem em aprovação uma proposta idêntica para a ferrovia (Foto: Jonas/Unsplash)

O mesmo estudo, segundo a proposta aprovada o âmbito das votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), deve ainda debruçar-se sobre a revisão do tarifário dos serviços ferroviários que estão ao abrigo de Obrigações de Serviço Público, que preveja a sua simplificação.

Outra proposta de alteração ao OE2023 do Livre que foi ontem, dia 24 de novembro, viabilizada prevê que no próximo ano, o Governo vai avaliar, em conjunto com os parceiros sociais, “formas e mecanismos de incentivar a mobilidade ativa e sustentável por parte dos cidadãos, designadamente no que se refere às deslocações entre casa e locais de trabalho”.

A votação final do Orçamento de Estado 2023 ficará encerrada hoje, dia 25 de novembro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos