Mobilidade

Passe único e cartão de mobilidade para apoiar uso de transportes públicos

Governo está a analisar a criação de um passe único nacional e de um cartão para mobilidade semelhante ao cartão de refeição
Texto
Elétrico da Carris (Foto: AWAY/ DR)
Elétrico da Carris (Foto: AWAY/ DR)

O Governo quer incentivar o uso de transportes públicos em Portugal e, para tal, está a estudar a criação de um passe único nacional e de um cartão de mobilidade, semelhante ao cartão de refeição.

As duas ideias foram partilhadas durante a comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, que salientou que as medidas pretendem melhorar a mobilidade coletiva.

Ministro do Ambiente e da Ação Climática - AWAY
Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática (foto: António Cotrim/Lusa)

Falando sobre o cartão de mobilidade, o ministro explicou que este irá funcionar de maneira semelhante ao cartão de refeição e trará benefícios para as empresas que optem por facultá-lo. Surge como uma solução para desincentivar os trabalhadores a usar transporte individual.

A criação deste cartão ainda está a ser estudada, sendo que o ministro explicou que este poderá vir a ser usado não só em modos de transporte sustentável, como também na compra de velocípedes e veículos elétricos.

Autocarro Porto - AWAY
Autocarros da STCP, no Porto (foto: KK7088/Flickr)

Outro tema abordado pelo ministro foi o desenvolvimento de uma plataforma de bilhética intermodal que irá abranger o país inteiro, batizada provisoriamente de 1Bilhete.pt.

Este projeto propõe a criação de um cartão único de transporte a nível nacional que pode ser carregado em qualquer zona do país. Duarte Cordeiro acrescentou ainda que os resultados deste passe podem começar a surgir ainda em 2023.

No seu arranque, este projeto vai contar com a colaboração da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e do TIP - Transportes Intermodais do Porto e com a supervisão do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”