Mobilidade

Novo Tesla Model 3 chega em outubro. Quais são as novidades?

6 anos e dois milhões de vendas depois chega finalmente um renovado Tesla Model 3
Texto

Tesla Model 3 desbravou verdadeiramente o caminho dos veículos elétricos em todo o mundo e Elon Musk tem mantido a chama da marca bem viva. Seis anos após a saída do primeiro modelo da linha de produção e com vendas superiores a dois milhões de unidades chegou agora o momento de revelar a primeira atualização significativa do Model 3.

A Tesla refere que esta atualização, que chega ao mercado no final de outubro, pretende tornar o modelo mais sofisticado, confortável e acentuar o caráter premium. No entanto, as prestações e autonomia mantêm-se iguais ao que já conhecemos, com o modelo de tração traseira a oferecer 513 km de autonomia e o Long Range, de tração integral a prometer 629 km (de acordo com o ciclo WLTP). Curiosidade o facto de, para já, não surgir a versão Performance na edição 2024.

Quanto a preços, o configurador nacional mantém o preço de 39.990 e 48.990 respetivamente para o single range e long range.

tesla - away
Frente com novos faróis e sem luzes de nevoeiro (foto: divulgação)

As principais novidades do Tesla Model 3

No exterior do novo Model 3 a aerodinâmica foi otimizada com linhas de carroçaria mais acentuadas de forma a reduzir resistência e ruído do vento, beneficiando também a autonomia.

A frente apresenta agora um par de faróis mais estreitos e o para-choques surge mais suavizado sem as luzes de nevoeiro. Na traseira os farolins surgem com novos elementos de LED mais brilhantes e as rodas recebem um novo design que beneficia a eficiência.

Novidade são também as cores cinzento furtivo e ultra vermelho (ver galeria).

tesla - away
Jantes com novo desenho no novo Model 3 (foto: divulgação)

Model 3 de 2024 com Interior mais completo

As mudanças no interior são mais acentuadas e incluem desde logo um painel redesenhado com iluminação ambiente integrada personalizável, aquecimento e ventilação dos bancos dianteiros integrada e um volante totalmente novo.

O caráter minimalista mantém-se no renovado habitáculo, mas a Tesla assegura que a qualidade e montagem dos materiais foi melhorada, tendo adicionado novo isolamento acústico e diminuindo o ruído a bordo.

tesla - away
Interior surge mais refinado (foto: divulgação)

Novo Tesla Model 3 com tecnologia reforçada

Quando chegar em outubro o Tesla Model 3 conta já com um novo sistema de áudio premium concebido inteiramente pela marca de Elon Musk. O novo sistema inclui 17 altifalantes, subwoofers duplos e amplificadores duplos para veículos Long Range e 9 altifalantes, um subwoofer e um amplificador únicos para veículos com tração traseira. Inclui suporte nativo para Spotify, Apple Music e Tidal. Os microfones adicionais e com maior capacidade proporcionam uma melhor qualidade das chamadas.

Para os bancos de trás surge agora um ecrã traseiro de 8 polegadas inteiramente novo com controlo de climatização e ventilação integrado.

Na consola central, totalmente remodelada e coberta em alumínio, o ecrã de 15,4 polegadas mantêm a mesma diagonal exterior mas aumenta a área de visualização devido a uma moldura mais fina.

Os manípulos foram substituídos pelos controlos do volante para uma experiência de condução simples, incluindo interruptores táteis e botões físicos. A mudança de velocidade inteligente seleciona automaticamente a direção de condução correta para iniciar a viagem como ocorre com os mais recentes Model S e Model X.

tesla - away
Novo ecrã traseiro de 8 polegadas (foto: divulgação)

Maior conectividade no Model 3

O mais bem-sucedido modelo da Tesla irá trazer um armazenamento amplo e carregadores duplos de telemóveis sem fios, permitindo carregamento rápido de computadores portáteis, com uma porta de carregamento USB-C dianteira e duas traseiras, cada uma com até 65 W de potência.

A Tesla indica que a receção de rede móvel foi melhorada em 50 por cento e o alcance da rede Wi-Fi passou a ter o dobro da capacidade e duas bandas (2,4 GHz e 5 GHz).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais para o Algarve? Vê se a tua praia perdeu o selo de 'Qualidade de Ouro'
Radares da PSP: é aqui que vão estar na semana de 20 a 26 de maio
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável