Atualidade

O que aconteceu ao novo Tesla? Elon Musk mantém suspense

Dia do Investidor da Tesla ocorreu sem novidades sobre veículos elétricos. O verdadeiro foco foram as energias sustentáveis
Texto
Elon Musk apresenta Plano Mestre 3 da Tesla (foto: Marcio Jose Sanchez/AP)
Elon Musk apresenta Plano Mestre 3 da Tesla (foto: Marcio Jose Sanchez/AP)

As expectativas estavam elevadas e estávamos todos à espera do anúncio de um novo veículo elétrico Tesla mais barato no Dia do Investidor, que ocorreu na quarta-feira, 1 de março. Mas Elon Musk trocou as voltas a toda a gente. O foco do evento foi o “Plano Mestre” para converter o mundo às energias sustentáveis, e não novos modelos.

Foi na gigafábrica de Austin, no Texas, que Elon Musk apresentou, durante grande parte das quatro horas que durou o evento, a sua visão para o desenvolvimento de uma rede energética sustentável para o mundo. 

Este é o Plano Mestre 3 do CEO da Tesla que acaba por se apoiar em várias etapas que vão desde a aposta no desenvolvimento de energias renováveis para a rede elétrica, passando pelo aumento da produção de veículos elétricos, na utilização de bombas de calor nas casas e hidrogénio na indústria e acabando na construção de barcos e aviões mais sustentáveis.

Para tornar este projeto uma realidade, Elon Musk explicou que é necessário um investimento de 10 biliões de dólares (cerca de 9,4 biliões de euros), um número que diz não ser muito elevado relativamente à economia global.

Elon Musk - AWAY
Elon Musk apresentou Plano Mestre 3 (foto: Ringo H.W. Chiu/AP)

Queria que hoje não fosse só para os investidores Tesla que têm ações, mas sim para todos os que investem na Terra”, referiu o CEO da Tesla, citado pela The Verge.

Não vimos novos Tesla, mas soubemos que vão aparecer

Os planos em relação aos veículos elétricos da Tesla estiveram longe de ser o principal tema assunto para os investidores da marca americana. Ainda assim, houve uma ou outra alusão ao tema e Elon Musk prometeu um novo evento de produto para dar a conhecer novos modelos. Quando ao certo, não foi dito.

Elon Musk e os executivos que subiram ao palco frisaram o foco em reduzir os custos de produção para metade na próxima geração de veículos elétricos Tesla.

Tesla Cybertruck - AWAY
Tesla Cybertruck está prestes a chegar (foto: Tesla)

A eficiência energética é também um objetivo que, como referiram, irá ajudar a que se reduza a pegada ecológica da fábrica em 40%.

A prometida Cybertruck foi referida de passagem e foi dito que esta chega já este ano. A produção em grande escala arranca em 2024.

Vai mesmo haver fábrica no México e uma refinaria de lítio no Texas

Foi a notícia da semana: o presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador, anunciou que a Tesla vai construir uma fábrica no país. Durante o evento da Tesla, Elon Musk confirmou a notícia, salientando que a unidade vai nascer perto de Monterrey e que vai ser responsável pela construção da nova geração de carros.

A marca de elétricos também está a apostar no lítio, elemento essencial para as baterias, e foi confirmado que a empresa está a dar os primeiros passos para a criação de uma refinaria de lítio em Corpus Christi, no Texas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos