Mobilidade

Campeão eletrizante: Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo

Toyota Corolla e RAV4 viram-se ultrapassados pelo modelo elétrico que assumiu a liderança no primeiro trimestre de 2023
Texto
Tesla Model Y (foto: divulgação)
Tesla Model Y (foto: divulgação)

Elon Musk tinha antecipado que em 2022 iria ter o carro elétrico mais vendido do mundo, mas o campeão de vendas só alcançou o topo no primeiro trimestre deste ano. O Tesla Model Y é agora o primeiro veículo elétrico a estar na liderança de vendas mundiais automóveis. Ou pelo menos é o que os dados provisórios do primeiro trimestre assim indicam.

Os dados são da Jato Dynamics que esta semana revelou que o Tesla Model Y alcançou o primeiro lugar de vendas, no primeiro trimestre de 2023, superando o Toyota Corolla e o Toyota RAV4.

A liderança do Tesla Model Y é impressionante, não apenas porque é o primeiro veículo elétrico a conseguir este feito, como também pelo facto de custar, em vários mercados, quase o dobro do Toyota Corolla mais acessível.

toyota corolla - away
Toyota Corolla tem sido o carro mais vendido do mundo (foto: divulgação)

Os números (não oficiais) da Jato Dynamics referem que o Model Y vendeu 267.200 unidades contra 256.400 unidades do Toyota Corolla, no mesmo período.

Apesar dos dados revelados, a verdade é que a própria Tesla refere apenas que vendeu “mais de 400 mil unidades” do Model Y e do Model 3 no primeiro trimestre, mas é sem dúvida uma demonstração de força da marca norte-americana.

Apesar da liderança do Tesla Model Y é de referir que a Toyota mete quatro carros nos lugares seguintes: o Corolla, Hilux, RAV4 e o Camry, mantendo-se no segundo lugar mundial de construtores, atrás do Grupo Volkswagen. Já a Tesla nem no Top10 mundial de construtores surge.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano