A Tesla é a marca de automóveis mais valiosa de todo o planeta, de acordo com um novo relatório da consultora de avaliação de marcas Brand Finance. A empresa liderada por Elon Musk obteve um aumento de 44% na sua valorização, que agora é de 66,2 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 60,4 mil milhões de euros.
O facto de a Tesla ocupar a posição cimeira na lista das marcas automóveis mais valiosas do mundo da Brand Finance é uma estreia a dois níveis – é a primeira vez que tal acontece e é também a primeira vez que essa posição é ocupada por uma marca que não fabrica motores de combustão.
A marca americana de automóveis elétricos tem também o valor mais elevado no Índice de Perceção de Sustentabilidade: 17,8 mil milhões de dólares (16,2 mil milhões de euros).
No ranking anual Brand Finance Automotive Industry 2023 a Tesla vale agora mais de cinco vezes o seu valor pré-pandémico, ultrapassando a líder do ano passado, Mercedes-Benz, e a então segunda classificada, Toyota.
No caso da marca Mercedes-Benz deu-se uma desvalorização de 3% para 58,8 mil milhões de dólares (cerca de 53,7 mil milhões de euros), enquanto na Toyota a queda foi mais acentuada, com o valor de marca a descer 18% para 52,5 mil milhões de dólares (cerca de 47,6 mil milhões de euros.
A não perder: Elon Musk cria cidade utópica para empregados da Tesla e da SpaceX
Da análise ao relatório de avaliação de marcas automóveis vale também a pena destacar a que registou o crescimento mais acentuado – a chinesa Sokon, com uma subida no valor de marca de 123% para 739 milhões de dólares (674 milhões de euros) – e a marca mais forte – novamente a italiana Ferrari, com uma pontuação de 90,7 no Brand Strength Index e uma classificação de marca AAA+.