Mobilidade

Tesla é a marca automóvel mais valiosa do mundo em novo ranking

Fabricante de modelos elétricos estreia-se no primeiro lugar do ranking e deixa para trás Mercedes e Toyota
Texto

A Tesla é a marca de automóveis mais valiosa de todo o planeta, de acordo com um novo relatório da consultora de avaliação de marcas Brand Finance. A empresa liderada por Elon Musk obteve um aumento de 44% na sua valorização, que agora é de 66,2 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 60,4 mil milhões de euros.

O facto de a Tesla ocupar a posição cimeira na lista das marcas automóveis mais valiosas do mundo da Brand Finance é uma estreia a dois níveis – é a primeira vez que tal acontece e é também a primeira vez que essa posição é ocupada por uma marca que não fabrica motores de combustão.

Tesla - AWAY
Tesla na liderança das marcas auto mais valiosas (foto: Tesla)

A marca americana de automóveis elétricos tem também o valor mais elevado no Índice de Perceção de Sustentabilidade: 17,8 mil milhões de dólares (16,2 mil milhões de euros).

No ranking anual Brand Finance Automotive Industry 2023 a Tesla vale agora mais de cinco vezes o seu valor pré-pandémico, ultrapassando a líder do ano passado, Mercedes-Benz, e a então segunda classificada, Toyota.

Mercedes - AWAY
Mercedes-Benz ocupa o segundo lugar (foto: Mercedes-Benz)

No caso da marca Mercedes-Benz deu-se uma desvalorização de 3% para 58,8 mil milhões de dólares (cerca de 53,7 mil milhões de euros), enquanto na Toyota a queda foi mais acentuada, com o valor de marca a descer 18% para 52,5 mil milhões de dólares (cerca de 47,6 mil milhões de euros.

Da análise ao relatório de avaliação de marcas automóveis vale também a pena destacar a que registou o crescimento mais acentuado – a chinesa Sokon, com uma subida no valor de marca de 123% para 739 milhões de dólares (674 milhões de euros) – e a marca mais forte – novamente a italiana Ferrari, com uma pontuação de 90,7 no Brand Strength Index e uma classificação de marca AAA+.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal