Smartcity

Elon Musk cria cidade utópica para empregados da Tesla e SpaceX

Snailbrook, assim se chama a cidade nascida de mais uma excentricidade do polémico Elon Musk
Texto

Goste-se ou não de Elon Musk, é impossível negar que o empresário americano consegue criar planos estruturados e funcionais a partir das ideias mais mirabolantes. Agora está a construir aquilo que é definido como uma cidade utópica para os funcionários da Tesla, da SpaceX e da The Boring Company.

É nos arredores de Austin, no Texas, numa área de 1416 hectares, que Snailbrook começa a ganhar forma. Batizada em honra do caracol Gary, o logo da empresa de túneis de Musk, a The Boring Co., a cidade vai ficar nas imediações das novas infraestruturas da Boring e da SpaceX que estão agora a ser construídas.

Cidade utópica de Elon Musk - AWAY
Entrada de Snailbrook (foto: Brandon Bell/Getty Images)

Snailbrook já é mais do que um simples plano. Imagens da área mostram uns quantos edifícios que, de acordo com o The Wall Street Journal que avançou com a notícia, consistem em umas quantas casas modulares, uma piscina, um campo desportivo e um ginásio dentro de uma área rodeada por cercas.

Por enquanto são pouco menos de duas dezenas de construções, no fundo uma pequena comunidade. Mas a ideia é fazer uma verdadeira cidade, com uma escola e mais de 100 habitações, com dois e três quartos, que serão arrendadas aos funcionários das empresas de Elon Musk por valores a partir dos 800 dólares por mês, muito abaixo das rendas na zona que estão na ordem dos 2200 dólares por mês.

Cidade utópica de Elon Musk - AWAY
Casas são para funcionários das empresas de Musk (foto: Brendan Bell/Getty Images)

Apesar de ainda não haver nenhuma candidatura oficial, de acordo com o The Wall Street Journal que teve acesso a comunicações internas de funcionários envolvidos no projeto, o objetivo é que, legalmente, Snailbrook seja uma cidade.

Desta forma, além de ser necessário eleger um Presidente de Câmara, será possível criar regulamentos próprios.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos