Mobilidade

Mercedes-Benz vai ter fábrica de reciclagem de baterias elétricas

Economia circular aplicada às baterias irá permitir retenção de valor e redução de pegada ecológica
Texto
Fábrica de reciclagem de baterias elétricas na Alemanha (foto: Mercedes-Benz)
Fábrica de reciclagem de baterias elétricas na Alemanha (foto: Mercedes-Benz)

O que fazer às baterias dos carros elétricos quando chegam ao final do seu ciclo útil de vida? A Mercedes-Benz tem agora uma resposta com a construção já este ano de uma nova fábrica de reciclagem de baterias.

Localizada em Kuppenheim na Alemanha a nova unidade deverá entrar em funções no final do ano de 2023 e irá permitir aumentar a taxa de reciclagem destes componentes para os 96% através de um inovador processo hidrometalúrgico mecânico.

fábrica reciclagem baterias - away
Fábrica de reciclagem de baterias elétricas na Alemanha (foto: Mercedes-Benz)

A nova fábrica pretende assegurar um ciclo completo de neutralidade carbónica. Uma parte desse objetivo é conseguido com o desmantelamento das baterias elétricas que permitirá contribuir para a economia circular com aproveitamento de matérias-primas.

As baterias elétricas que serão recicladas em Kuppenheim são do tipo de iões de lítio e têm origem em modelos híbridos plug-in e elétricos da Mercedes-Benz e Mercedes-EQ.

Numa primeira fase a fábrica irá proceder ao desmantelamento mecânico de baterias de veículos elétricos. Depois a intenção é cobrir todos os passos: desde o desmantelamento ao nível dos módulos, passando pela trituração e secagem, até ao processamento das matérias-primas finais para o fabrico de baterias.

A Mercedes-Benz indica ainda que a nova fábrica será completamente neutra em carbono, com um sistema fotovoltaico próprio de autoconsumo a operar em paralelo com fornecimento exclusivo de energia verde à unidade.

fábrica de reciclagem de baterias - away
Fábrica de reciclagem de baterias elétricas na Alemanha (foto: Mercedes-Benz)

A fábrica-piloto deverá ter uma capacidade anual de 2.500 toneladas. Os materiais reciclados serão reintroduzidos no ciclo de reciclagem para a produção de mais de 50.000 módulos de bateria para os novos modelos da Mercedes-Benz. Com base nos resultados de investigação da fábrica-piloto, os volumes de produção podem ser expandidos no médio e longo prazo.

A fábrica de Kuppenheim irá funcionar como laboratório de desenvolvimento e conta com parceria tecnológica da Primobius e parcerias científicas do Instituto Tecnológico de Karlsruhe e da Universidade Técnica de Berlim.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano