Mobilidade

Tesla deixa de estar só. Mercedes vai ter rede de carregamento elétrico

Marca alemã anunciou criação de rede de carregamento elétrico aberta a todos, mas com serviço especial para clientes
Texto

A Mercedes-Benz vai investir na criação de uma rede mundial de carregamento elétrico para apoiar a transição no campo da mobilidade. Esta nova aposta é semelhante à feita pela Tesla, mas apresenta uma grande diferença: o carregamento será aberto a qualquer veículo elétrico ou híbrido plug-in independentemente da marca

O objetivo da marca automóvel alemã é ter uma rede elétrica operacional até ao fim da década, altura em que a Mercedes-Benz pretende vender apenas veículos elétricos em mercados onde tal seja possível.

Cada hub de carregamento será composta por quatro a 12 pontos de carregamento, chegando em alguns casos aos 30. Terá potência até 350 kW.

A rede de carregamento estará aberta para qualquer veículo elétrico e híbrido plug-in, mas terá um serviço especializado para os clientes Mercedes-Benz. Estes terão acesso preferencial ao carregamento, podendo reservar com antecedência.

Rede de carregamento Mercedes-Benz - AWAY
Rede de carregamento estará aberta a todos os veículos (foto: divulgação)

O cabo de carregamento irá comunicar diretamente com os veículos da marca alemã e, neste caso, não será necessário fazer autenticação manual, apesar desta estar disponível.

A fonte energética será tida em consideração, e a Mercedes-Benz espera usar apenas eletricidade de fontes verdes. Alguns dos pontos de carregamento terão painéis solares fotovoltaicos que irão alimentar o sistema de luzes e de videovigilância.

A nova rede vai avançar em primeiro lugar na América do Norte e vai implicar um investimento de cerca de mil milhões de euros. Vai ter o apoio da MN8 Energy, uma empresa americana de energias renováveis e de armazenamento em baterias, assim como da Charging Point, companhia de carregamento elétrico.

Até 2027, deverão existir 400 hubs de carregamento, compostos por mais de 2500 carregadores de alta voltagem, na América do Norte.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal