Atualidade

Chuva e vento forte colocam nove distritos sob aviso amarelo

IPMA prevê para hoje céu muito nublado, chuva intensa e vento forte
Texto
Chuva intensa (foto: K. Rocha/Pexels)
Chuva intensa (foto: K. Rocha/Pexels)

Nove distritos do continente estão hoje, 18 de janeiro, e sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar com aviso amarelo até sexta-feira, sendo que nos distritos mais a Sul o alerta só está previsto a partir das 21h.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto prevê para hoje, no continente, céu geralmente muito nublado, chuva mais intensa no final do dia no Centro e Sul, vento por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira e pequena descida.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 7 graus Celsius (em Bragança e Guarda) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 10 (em Bragança) e os 18 (em Santarém, Leiria e Faro).

Portugal continental teve mais de 550 ocorrências durante período de alerta

Portugal continental registou, entre as 14h de terça-feira e as 20h de quarta-feira, 559 ocorrências relacionadas com o mau tempo, que afetaram sobretudo a sub-região da Península de Setúbal e da Área Metropolitana do Porto, adiantou a Proteção Civil (ANEPC).

As sub-regiões da Península de Setúbal e da Área Metropolitana do Porto foram as mais afetadas.

Por tipologias de ocorrência, 205 foram por quedas de árvores, 113 por inundações e 106 por quedas de estruturas.

A mesma fonte da ANEPC referiu ainda que não houve registo de feridos ou de danos significativos.

Os 18 distritos do continente estiveram sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e de vento, devido aos efeitos da depressão ‘Irene’, segundo o IPMA.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
7 conselhos para conduzires em segurança em dias de chuva
Novo Dacia Spring traz novo design e mais equipamentos
Circulação de comboios na Linha de Cascais com cortes este fim de semana