Atualidade

Danos no carro ou moto devido à chuva e às inundações? Vê o que podes fazer

Ajudamos-te a perceber o que fazer se o teu veículo ficou danificado pelas chuvas e inundações dos últimos dias em Portugal
Texto

Se há uns tempos, a precipitação e a seca eram temas que tomavam conta da atualidade, nos últimos dias, a conversa deu uma volta de 180º graus. Portugal tem sido assolado por chuvas torrenciais com valores superiores a 20 milímetros por hora e têm-se registado inundações e prejuízos em várias zonas.

Não são poucos os relatos e as imagens que mostram como as inundações danificaram casas e submergiram completamente automóveis e motos que estavam na via pública e até em garagens.

Inundações em Portugal - AWAY
O que fazer quando a água danifica o carro ou moto (Foto: Carlos Costa/AFP via Getty Images)

Se, infelizmente, foste um dos muitos que foram afetados pela precipitação incessante e se viste a tua moto ou o teu automóvel danificado pela água, nós ajudamos-te a perceber o que poderás fazer.

O meu carro ficou debaixo de água. E agora?

Depois de todas as chuvas e inundações, o teu carro ficou danificado? Na verdade, as soluções que tens não são muitas.

Inundações em Campo Maior - AWAY
Inundações em Campo Maior (Foto: Nuno Veiga/Lusa)

O primeiro passo é perceberes que seguro tens contratado. Caso tenhas apenas a cobertura de contratação obrigatória, a de responsabilidade civil, então fica já sabendo que esta não cobre fenómenos naturais como tempestades e inundações.

Responsabilidade civil cobre apenas danos causados a terceiros e danos corporais dos passageiros.

Tens de procurar a cobertura para fenómenos naturais. Esta é facultativa e mesmo em caso de seguros contra todos os riscos, poderá não estar incluída. Por isso atenção.

Inundações em Lisboa  - AWAY
Inundações em Lisboa (Foto: Filipe Amorim/AFP via Getty Images)

Caso confiras que tens esta cobertura, é hora de ligar para a seguradora. Não tendo, a reparação de danos, caso possível, ficará sempre a teu cargo.

O que fazer se a minha moto ficou danificada por causa das inundações

Aqui temos notícias ainda piores. Normalmente, os seguros das motos não têm sequer a opção de cobertura contra fenómenos da natureza.

Por isso, se o teu motociclo ficou danificado pelas chuvas e inundações, a reparação ou troca do mesmo fica inteiramente a teu cargo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos