Sustentabilidade

Estudo estabelece relação: mais desflorestação menos chuva

Investigação analisou dados de satélite sobre desflorestação e precipitação em três regiões de florestas tropicais
Texto
Floresta Tropical (foto: T. Fisk/ Pexels)
Floresta Tropical (foto: T. Fisk/ Pexels)

Se por um lado a agricultura é responsável por 90% da desflorestação mundial, por outro, essa mesma desflorestação está a causar uma redução na precipitação, o que tem um efeito negativo sobre as culturas. No Dia Mundial da Árvore falamos de um novo estudo que vem indicar isso mesmo – o abate de árvores está a inibir a chuva.

Ainda que os cientistas, de uma forma geral, ainda estejam a tentar perceber as diferentes formas que as florestas têm de se autoequilibrar e manter o clima estável, novos dados vêm provar a ligação direta entre a desflorestação e o declínio da pluviosidade em todos as regiões tropicais.

Desflorestação - AWAY
Desflorestação na Amazónia (Foto: A. Penner/AP)

A investigação da Escola da Terra e do Ambiente da Universidade de Leeds, Inglaterra, analisou dados de satélite sobre desflorestação e precipitação em três regiões-chave de florestas tropicais: a Amazónia, o Congo e o Sudeste Asiático. As três sofreram uma desflorestação significativa entre 2003 e 2017, o período observado pelos cientistas.

Analisados os registos de precipitação tanto em áreas desmatadas como naquelas onde a floresta não foi sacrificada, os investigadores descobriram que os locais desmatados eram, de facto, mais secos, até mesmo durante a estação seca. Na estação das chuvas, a precipitação diminuiu até 0,6 milímetros por mês por cada ponto percentual de desflorestação.

Precipitação na floresta - AWAY
Precipitação na floresta (foto: C. Goli/ Pexels

De acordo com os autores do estudo, citados pelo World Economic Forum, “a redução da pluviosidade causada pela desflorestação tropical terá impacto nas pessoas que vivem nas proximidades, através do aumento da escassez de água e da diminuição dos rendimentos das culturas”.

Tendo em conta o efeito negativo que a diminuição da precipitação tem sobre as culturas, há a esperança de que os agricultores possam, agora, encarar a desflorestação de outra forma.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal