Atualidade

ChatGPT eleva nível de inteligência artificial na Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz expande o controlo por voz nos automóveis para um novo patamar com o ChatGPT
Texto
ChatGPT nos Mercedes-Benz nos EUA (foto: Direitos Reservados)
ChatGPT nos Mercedes-Benz nos EUA (foto: Direitos Reservados)

Inteligência artificial parece ser o próximo trending topic de toda a tecnologia e os construtores automóveis não estão alheios à revolução em curso. É o caso da Mercedes-Benz que anunciou estar a expandir a utilização de inteligência artificial e a integrá-la no controlo por voz dos seus automóveis através da implementação do ChatGPT no seu controlo de voz a bordo.

Para já apenas os clientes norte-americanos poderão experimentar as potencialidades do ChatGPT integrado no assistente de voz Hey Mercedes (sistema de infoentretenimento) e controlo MBUX, presente em exclusivo em vários modelos da marca alemã, mas é de supor que no futuro possa ser alargado a outros países.

Em comunicado a marca refere que nesta fase será implementado um programa beta opcional, com início a 16 de junho de 2023 e duração de três meses, para mais de 900.000 veículos equipados com o sistema de informação e de entretenimento MBUX.

mercedes - away
Os clientes podem participar através da app Mercedes me (foto: divulgação)

Os clientes podem participar através da app Mercedes me ou diretamente a partir do veículo utilizando o comando de voz “Hey Mercedes, quero aderir ao programa beta”. A ativação do programa beta irá ocorrer remotamente.

Após esse passo a marca integra o ChatGPT através do serviço Microsoft Azure OpenAI (que assegura proteção de dados), alavancando os recursos de nível empresarial da nuvem da Microsoft e da plataforma de inteligência artificial.

Com a atualização para acesso ao ChatGPT os condutores passam a experimentar um sistema com maior compreensão da linguagem, mas, mais importante, com acesso a uma maior panóplia de opções de perguntas e respostas.

De acordo com a Mercedes-Benz os utilizadores irão experimentar um assistente de voz que não só aceita comandos de voz naturais como também consegue conversar. Brevemente, os participantes que solicitem ao Assistente de Voz detalhes sobre os seus destinos, sugestões para uma nova receita para jantar, ou uma resposta a uma questão complexa, irão receber uma resposta mais completa – enquanto mantêm as mãos no volante e os olhos na estrada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais comprar pão? 6 dicas para aproveitares até à última migalha
Quanto tempo demora o Citroën ë-C4 X a percorrer 1000 quilómetros?
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 19 a 25 de fevereiro