Mobilidade

Bosch em Braga apresenta inovação mundial para veículos partilhados

Sistema de captação de imagens apoiado por um centro de serviços fornece mais segurança a bordo
Texto
Bosch RideCare (foto: divulgação)
Bosch RideCare (foto: divulgação)

Desenvolvido pela Bosch em Braga, o sistema de segurança melhorado pensado especialmente para serviços de mobilidade partilhada, RideCare, promete contribuir de forma decisiva para uma maior transparência e objetividade em caso de conflito ou litígio.

O RideCare da Bosch é composto por uma câmara inteligente conectada que, através da monitorização constante, oferece auxílio aos motoristas de prestadores de serviços na área da mobilidade. A solução permite que motorista e passageiros sejam responsabilizados pelos seus comportamentos a bordo dos veículos, oferecendo respostas rápidas e apropriadas face a qualquer conduta desviante.

Motorista TVDE - AWAY
Motorista TVDE (foto: P. Hanaoka /Unsplash)

Como fator diferenciador face a outros sistemas de recolha de imagens, a Bosch sublinha em comunicado que o RideCare é apoiado por um centro de serviços para monitorização objetiva e possível encaminhamento para serviços de emergência.

Durante as viagens realizadas por serviços de mobilidade partilhada (TVDE, por exemplo) os dados são recolhidos e enviados para a cloud em tempo real, podendo ser usados em qualquer momento caso se verifique algum evento fora do padrão, como por exemplo um assalto.

Bosch RideCare - AWAY
Bosch RideCare (foto: divulgação)

Por forma a permitir que motoristas e passageiros saibam que o serviço de monitorização se encontra ativo, uma pequena luz acende-se na frente do dispositivo. Para além de transmitir confiança e tranquilidade a quem viaja, este sinal luminoso tem a vantagem de funcionar como elemento dissuasor.

A solução Bosch RideCare conta com o envolvimento das equipas da empresa alemã em Portugal, nomeadamente através das tecnologias desenvolvidas no âmbito dos projetos de inovação realizados em parceria com a Universidade do Minho e a Universidade do Porto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias