Mobilidade

SUV elétrico ID da Volkswagen continua a crescer com a chegada do ID.5

O novo SUV Coupé pertence à família de modelos elétricos da Volkswagen e conta com duas versões: a ID.5 e a ID.5 GTX com dois motores
Texto

Mais do que um novo modelo para a família de automóveis elétricos da Volkswagen, o ID.5 marca uma nova fase nesta viagem rumo à neutralidade carbónica. E com a sua chegada, a marca alemã passa também a estar representada num novo segmento.

A versão GTX do ID.5 estreia um novo visual mais desportivo nesta gama de modelos eletrificados. E neste caso, inclui também uma segunda motorização instalada no eixo dianteiro, fazendo com que o ID.5 GTX possa usufruir de tração às quatro rodas, o que melhora a experiência de condução e também a segurança quando as condições do piso não são as melhores.

Com pouco mais de 4,5 metros de comprimento, os novos ID.5 e ID.5 GTX oferecem uma carroçaria mais elegante, aerodinâmica e desportiva, que utiliza a plataforma modular MEB da marca, destinada a modelos elétricos. Tanto o vão dianteiro como o traseiro são mais curtos que o habitual, aumentando a distância entre eixos para os 2,76 metros, o que se traduz num habitáculo bastante espaçoso, apesar do formato mais desportivo da carroçaria.

A linha de tejadilho descendente, bem ao jeito de um Coupé costuma trazer problemas em termos de habitabilidade, especialmente para quem viaja nos lugares traseiros. No ID.5, no entanto, a diferença face ao habitáculo do ID.4, resume-se apenas a 12 milímetros a menos em altura, não comprometendo, de acordo com a marca, o conforto de quem viaja no ID.5. E lá mais atrás, continua a existir uma bagageira bastante ampla, com 549 litros de capacidade.

A Volkswagen anuncia um aumento na qualidade de montagem e uma melhor escolha de materiais no habitáculo, até porque o ID.5 tem uma ambição mais premium. Não faltam materiais mais elaborados para os assentos, nem uma opção de assentos mais desportivos, bem como um sistema de iluminação ambiente com cerca de 30 cores.

A marca introduz uma nova versão de software, com melhorias em termos de carregamento e um novo sistema de comandos vocais com inteligência artificial que não dispensa um novo assistente, acessível pelas palavras “Hello ID”.

Ainda no habitáculo, a nova versão de software 3.0 inclui melhorias como as atualizações over-the-air e a possibilidade de ativação de novas funcionalidades. O painel de instrumentos e o monitor central instalado no topo do tablier contam agora com uma melhor resolução e o opcional sistema head-up display inclui um modo de realidade virtual, com informações adicionais sobre o percurso que estamos a seguir. Os serviços We Connect e a comunicação com outros modelos compatíveis em tempo real, aumentam a quantidade de informações e atualizações a que podemos aceder.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal