Volkswagen está a estudar a utilização da rede 5G em Wolfsburg

O projeto piloto da Volkswagen usa a fábrica de Wolfsburg para testar a eficácia da conectividade 5G em diversas áreas da sua produção
Rede 5G em fábrica Volkswagen (foto: Volkswagen)
Rede 5G em fábrica Volkswagen (foto: Volkswagen)

A Volkswagen está a estudar aquele que poderá muito bem ser o próximo passo rumo a um novo mundo de unidades de produção totalmente ligadas à rede.

A fábrica escolhida é aquela a que a marca chama casa, em Wolfsburg, onde já está instalado um completo sistema autónomo de rede 5G destinado a melhorar as capacidades de comunicação e controlo dos mais variados tipos de equipamento.

Fábrica de Wolfsburg (foto: Volkswagen)

Atualmente, a unidade de Wolfsburg já conta com cerca de 5000 robots inteligentes, mas também com sistemas de transporte sem condutor e outros equipamentos que requerem um controlo em tempo real.

Com a adoção da tecnologia 5G, teoricamente (e é justamente isso que a marca pretende testar), a comunicação entre todos os equipamentos torna-se muito mais segura, eficiente e rápida.

A transferência de dados permite a utilização de diversos sistemas quase em tempo real, tornando-os mais versáteis e fazendo com que toda a produção seja mais flexível.

Christian Vollmer, membro do conselho de administração  (foto: Volkswagen)

Segundo nos diz Christian Vollmer, membro do conselho de administração da Volkswagen na área da produção e da logística, “ao implementar a estratégia Accelerate, estamos a trabalhar a toda a velocidade para transformar as nossas fábricas em fábricas inteligentes. O nosso objetivo é otimizar continuamente a nossa produção e torná-la ainda mais eficiente."

Christin Vollmer diz ainda que a rede 5G poderá dar um grande impulso à marca. "Acreditamos que a tecnologia 5G tem um grande potencial de inovação, desde a utilização de robôs inteligentes e sistemas de transporte sem condutor até ao controlo em rede de instalações e máquinas em tempo real, passando pelo software sem fios dos veículos que estamos a produzir."

Uma das áreas que requer uma enorme velocidade de transferência de dados é justamente o carregamento de software em todos os modelos que são produzidos, sendo este um dos cenários que a marca pretende testar.

Fábrica de Wolfsburg (foto: Volkswagen)

Com a utilização da tecnologia 5G, tudo poderá ser feito de uma forma mais rápida e quase invisível, ao mesmo tempo que cada modelo se encontra a ser produzido.

A implementação da rede 5G na fábrica de Wolfsburg está a ser efetuada pela própria Volkswagen e já conta mesmo com uma frequência de utilização própria, atribuída oficialmente pela agência federal de redes alemã responsável por esta área.

Os equipamentos utilizados são os do grupo finlandês de telecomunicações Nokia e vão conseguir cobrir praticamente toda a área de 6,5 quilómetros quadrados da fábrica de Wolfsburg.

Continuar a ler
Home
Elétrico, radical e inovador, conhece este fantástico triciclo
Preço de gasóleo e gasolina volta a descer amanhã
E-bike analisa o nível de poluição no ar enquanto pedalas