Sustentabilidade

Reciclagem: “Escolas Eletrão” juntaram 73 toneladas de equipamentos elétricos

Campanha em escolas de todo o país visa sensibilizar para o correto encaminhamento para reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos fora de uso
Texto
Projeto Escolas Eletrão
Projeto Escolas Eletrão

São 73 as toneladas de equipamentos elétricos usados recolhidos em escolas de todo o país, entre setembro e dezembro de 2021, no âmbito de mais uma edição da campanha “Escola Eletrão”, promovida pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos.

Com o envolvimento de 236 estabelecimentos de ensino e a prolongar-se até ao mês de junho, a 11ª edição da “Escola Electrão” tem como objetivo sensibilizar para o correto encaminhamento para reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos fora de uso. Ao longo das últimas 10 edições, a campanha permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos nas várias escolas aderentes, de norte a sul do país.

No presente ano letivo, a maior parte (70 toneladas) dos equipamentos usados recolhidos são pequenos aparelhos como telemóveis, computadores, micro-ondas e candeeiros. Foram ainda recolhidas 1,9 toneladas de pilhas e 800 quilos de lâmpadas.

Para além da componente de responsabilidade social desta iniciativa, as escolas participantes ficam habilitadas a receber prémios em função da quantidade de materiais fora de uso que consigam juntar. Por cada 100 quilos de equipamentos elétricos usados, 10 quilos de lâmpadas ou 10 quilos de pilhas entregues é atribuído um ponto. Por cada 10 pontos acumulados, a escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros que pode usar na aquisição de novos equipamentos elétricos.

“Com este gesto estamos a desviar os aparelhos usados dos contentores indiferenciados, impedimos que poluam solos e linhas de água ou que sejam desviados para operadores não licenciados. Desta forma garantimos que são corretamente reciclados”, salienta Pedro Nazareth, Director-Geral do Electrão.

Integrado na campanha “Escola Eletrão”, a Associação de Gestão de Resíduos está também a desafiar os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem. Os melhores trabalhos recebem também cheques-prenda.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal