A McDonalds abriu o seu novo restaurante no Market Drayton, em Inglaterra. Este novo espaço poderia ser apenas mais um. No entanto, não o é por uma razão: foi pensado para ser zero emissões, tanto durante a sua construção como também nas operações do dia a dia.
O novo restaurante da cadeia de fast food vai servir de guia para a transição dos outros espaços que, de acordo com a empresa, deverão ser todos zero emissões até 2030.
O novo restaurante mantém a imagem da McDonald’s, mas os elementos são todos feitos a partir de materiais sustentáveis, reciclados ou reutilizados. A pista do Drive-Thru tem por base pneus reciclados, o isolamento das paredes é de lã de ovelha que poderia acabar em aterros e as pedras de separação de estrada foram feitas com garrafas de plástico reciclado em vez de betão, algo que permitiu reduzir a emissão de CO2 em 25 kg por pedra.
A decoração também é mais sustentável: a mobília é feita de matérias recicláveis, os elementos de arte na parede foram criados à base de copos de poliestireno e grãos de café usados e foram afixados com amido das batatas usadas no restaurante.
A fonte energética que vai alimentar o restaurante também foi tida em consideração e, por isso, foram instalados no edifício 92 metros quadrados de painéis solares e duas turbinas eólicas que, juntos, irão permitir a produção de 60 mil kWhs por ano.
Para além dos materiais sustentáveis usados na construção e decoração e o recurso a energias sustentáveis, o McDonald’s do Market Drayton vai ter pontos de carregamento para veículos elétricos.
A abertura do novo restaurante faz parte da nova estratégia de negócio e sustentabilidade da McDonald’s que tem como objetivo ajudar a empresa a atingir as zero emissões em toda a sua cadeia de valor, no Reino Unido e Irlanda, até 2040.
(Fotos: Thanbang e M.Tymchyk/Unsplash)