Sustentabilidade

Recolha seletiva de embalagens em Portugal aumenta em 6% em 2022

Dados da Sociedade Ponto Verde referem que o nosso país se encontra mais perto de atingir as novas metas de reciclagem
Texto
Reciclagem (Foto: Walimai Photo/ Flickr)
Reciclagem (Foto: Walimai Photo/ Flickr)

A Sociedade Ponto Verde (SPV) divulgou que a recolha seletiva de embalagens aumentou 6% em 2022, comparativamente com o ano anterior. O crescimento registou-se em todos os materiais, em especial no vidro (8%), com um total de 218.857 toneladas, e no alumínio (18%), com 1917 toneladas recolhidas.

A SPV é uma instituição que organiza, gere a retoma e a valorização de resíduos de embalagens, através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), do qual é uma das entidades gestoras.

vidro - AWAY
Recolha de embalagens de vidro com maior crescimento (Foto: V. Vasnetsov/ Pexels)

Em comunicado, a SPV sublinha que Portugal está no bom caminho para atingir as novas metas nacionais para a reciclagem de embalagens colocadas no mercado, pois a taxa de retoma global atingiu praticamente 60%, sendo que a meta atual é de 55%. Em 2025 o nosso país terá de chegar aos 65% e em 2030 aos 70%.

A entidade aproveitou o Dia Internacional do Obrigado (11 de janeiro) para agradecer aos portugueses por contribuírem para o alcance destas metas, assim como "por terem colocado mais de 460 mil toneladas de embalagens nos ecopontos verde, amarelo e azul no último ano”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal