Sustentabilidade

Pneus usados ganham nova vida em projetos de empresas e startups portuguesas

Promoção da economia circular e criação de produtos mais sustentáveis na origem de iniciativa colaborativa
Texto
Pneus usados (Foto: Cottonbro Studio/ Pexels)
Pneus usados (Foto: Cottonbro Studio/ Pexels)

Empresas já consolidadas e startups de origem portuguesa estão a desenvolver um conjunto de projetos que têm como objetivo dar uma segunda vida a materiais derivados da reciclagem de pneus em fim de vida.

A iniciativa, promovida pela entidade gestora Valorpneu e pela empresa de reciclagem de origem dinamarquesa Genan, está a ser desenvolvida no âmbito do programa de inovação colaborativa NextLap, gerido pela consultora de inovação Beta-i.

Um dos projetos envolve a Genan, a cadeia de retalho Decathlon e a startup da indústria do calçado Wayz. Juntas estão a reaproveitar resíduos de pneus para criar solas com 70% de material reciclado, que serão aplicadas em sapatilhas e sapatos, também estes recicláveis no final da sua vida útil.

Pneus Usados
Granulado de borracha de pneus (Foto: divulgação)

A Decathlon está também a trabalhar com o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) da Universidade de Coimbra na melhoria da sua solução de aerogel. O propósito desta colaboração é modificar o processo de produção deste isolador térmico, por forma a incorporar a borracha de pneus, tornando, assim, mais ecológicos os seus produtos desportivos.

Um outro projeto envolve a Infraestruturas de Portugal e as empresas Genan e Farcimar e prende-se com a incorporação de borracha de pneus usados na produção de barreiras sonoras de betão.

A recicladora Genan participa ainda em mais dois projetos de reaproveitamento de pneus usados. Um com a TMG Automotive e a startup portuense Flowco – revestimento interiores para automóvel – e outro com a marca dinamarquesa Mahla – design e produção de artigos de moda com resíduos de pneus.

Os projetos vão agora avançar para desenvolvimento de prova de conceito com a colaboração dos parceiros do programa e da Beta-i, para acelerar a sua transformação em negócios.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente