Sustentabilidade

Ecopontos inteligentes em Viseu incentivam à reciclagem e dão prémios

Projeto-piloto em bairro de Viseu pretende reduzir quantidade de lixo indiferenciado e promover separação de resíduos
Texto
Projeto-piloto de reciclagem em Viseu (Foto: Jaime Silva/Flickr)
Projeto-piloto de reciclagem em Viseu (Foto: Jaime Silva/Flickr)

Viseu está a desenvolver um projeto inovador que pretende aumentar a consciência ambiental, incentivando à reciclagem. Quanto mais plástico, vidro, metal e papel as famílias colocarem nos ecopontos inteligentes, maior é a probabilidade de o seu bairro conquistar um prémio ainda por anunciar.

O Bairro de Santo Estevão vai ser o primeiro a testar o sistema Receive-As-You-Throw (RAYT). Para tal, 600 habitações deste bairro vão receber cartões que permitem contabilizar o número de visitas ao ecoponto e que deverão ser validados nas novas ilhas ecológicas sempre que se for depositar resíduos para reciclagem.

As famílias terão também acesso a um manual com explicação do projeto e mini-ecopontos para fazerem a separação do lixo em casa.

folheto informativo - AWAY
Folheto informativo (Foto: Câmara Municipal de Viseu)

Numa primeira fase, as ilhas ecológicas vão ter as tampas abertas, mas as pessoas devem passar os cartões para contabilizar a entrega de resíduos. No futuro, os ecopontos estarão fechados, só abrindo com o cartão.

O projeto-piloto está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Viseu (CMV) e pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) e tem como objetivo reduzir a quantidade de lixo indiferenciado que é depositado em aterro. Desta maneira, pretende-se promover a consciência ambiental de modo a tornar o concelho de Viseu mais sustentável.

A autarquia de Viseu espera que o RAYT possa integrar 420 contentores de recolha e envolver 27 mil munícipes.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos