Sustentabilidade

Reciclagem: 160 postos da Alves Bandeira vão ter novos oleões inteligentes

Investimento de 250 mil euros vai dotar os postos da Alves Bandeira com recipientes para recolha de óleo alimentar usado
Reciclagem de óleo usado
Reciclagem de óleo usado

A recolha de óleos alimentares usados (OAU) a nível nacional está a ser alargada com a adesão do grupo AB - Alves Bandeira à rede Hardlevel especializada na reciclagem de óleo e conversão em biocombustível.

Esta parceria que envolve um investimento inicial de 250 mil euros irá permitir colocar oleões inteligentes, tipo Smart S+, para que os clientes possam depositar OAU, que será posteriormente recolhido.

Os oleões Smart S+ permitem aos utilizadores, por via de uma aplicação digital, aceder no telemóvel à localização dos oleões mais próximos, saber em tempo real a sua capacidade nesse instante e contabilizar o enchimento.

O arranque deste projeto entre a AB e a Hardlevel, ocorreu na Zona Industrial das Urgueiras, em Albergaria-a-Velha e será alargado em breve aos mais de 160 postos de combustível da Alves Bandeira.

A Hardlevel, que já opera em mais de 200 municípios nacionais, irá recolher o OAU que será posteriormente reintroduzido no circuito, sob a forma de biocombustível (biodiesel de baixas emissões de carbono), contribuindo assim para que o País rume em direção às metas europeias de redução de emissões poluentes, de neutralidade carbónica e, igualmente, para o alcançar de uma maior independência energética.

Alguns dos postos AB disponibilizarão ainda, para aquisição dos consumidores, o facilitador de descarte doméstico de OAU, uma inovação patenteada pela Hardevel, com o nome de Mini Olio Collecte.

Continuar a ler
Home
Ponte Vasco da Gama encerrada ao trânsito a partir das 23 horas de hoje
E se fosses de balão ao espaço? Descobre aqui o preço de uma viagem de 6 horas
Alterações climáticas impactam nascimento das tartarugas