Sustentabilidade

Milhares de crianças e jovens em desafio da Novo Verde aprendem a reciclar

Programa Geração Verdão desafiou crianças e jovens de várias escolas do país a criar projeto relacionado com reciclagem
Texto
Novo Verde desafia crianças e jovens a pensar na reciclagem (Foto: Rawpixel.com/Freepik)
Novo Verde desafia crianças e jovens a pensar na reciclagem (Foto: Rawpixel.com/Freepik)

A entidade gestora de resíduos de embalagens Novo Verde, em pareceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), desafiou milhares de crianças e jovens em contexto escolar para participarem em atividades criativas sobre separação e reciclagem de embalagens e premiou os trabalhos mais originais.

A edição para o ano letivo 2021/2022 do projeto Geração Verdão contou com a participação das 2045 escolas inscritas no Programa Eco-Escolas, criado para contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal. As crianças e jovens tiveram de criar projetos em que o tema principal era a reciclagem. O desafio foi lançado por níveis de escolaridade.

Tendo por base o vídeo Geração Verdão que se pode ver acima, alunos do Jardim de Infância e do 1.º ciclo foram convidados a criar um cartaz. As escolas premiadas foram o Centro Social de Bairro de Vila Nova de Famalicão, a Escola EB1/JI de Brandariz de Vila Nova de Gaia, e a Escola Básica da Malva Rosa de Vila Franca de Xira. Houve também menção honrosa para a CED N.ª Sr.ª da Conceição - Casa Pia de Lisboa.

O desafio para os mais velhos, que incluem 2.º e 3.º ciclo, ensino secundário, profissional e superior, foi fazer uma banda desenhada com a mesma inspiração. Aqui houve seis escolas vencedoras: Escola Básica e Secundária de Ourém, EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia - Funchal, Salesianos de Manique – Cascais, Escola Secundária de São Pedro da Cova – Gondomar, Escola Secundária de Marco de Canaveses e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Mais uma vez, houve menção honrosa para o Colégio Conciliar de Maria Imaculada – Leiria, a Escola EB 2,3 do Couto Mineiro do Pejão – Castelo de Paiva, assim como para a Escola Básica e Secundária de Arcozelo – Ponte de Lima.

Novo Verde desafia crianças e jovens a pensar na reciclagem - AWAY
Novo Verde desafia crianças e jovens a pensar na reciclagem (Foto: DR)

Houve ainda um terceiro desafio, uma atividade de Upcycling que implicou a construção dos ecopontos azul, verde e amarelo a partir de embalagens usadas. As escolas consideradas mais originais foram a Associação Externato Santa Joana – Sesimbra, a Escola Secundária de D. Duarte – Coimbra, e a EB1/JI de Casal do Cotão – Sintra.

A escolas Básica do Bonito – Entroncamento, e EB 2,3 de Sande – Marco de Canaveses, são distinguidas com uma menção honrosa.

Os 18 prémios e as seis menções honrosas do programa Geração Verdão foram entregues a 12 de outubro, no Dia das Bandeiras Verdes 2022, em Valongo. Todos os trabalhos premiados podem ser vistos no site da ABAE.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal