Uma iniciativa da Câmara Municipal de Mafra possibilitou a recolha de mais de 2,5 milhões de embalagens usadas de bebidas ao longo de 24 meses.
O projeto “Mafra Reciclar a Valer +”, juntou o município de Mafra, entre várias entidades, entre abril de 2021 e junho de 2022, de forma a promover junto da população a deposição seletiva deste tipo de embalagens e envolver os cidadãos no processo de reciclagem.
Para a execução do projeto foram disponibilizadas 12 máquinas automáticas, que funcionaram como ponto de recolha, colocadas junto de seis escolas do município e as restantes distribuídas junto a superfícies comerciais no concelho.
Como forma de incentivar a população à reciclagem, por cada embalagem depositada nestes locais, os consumidores foram recompensados com vales de desconto, entre 2 e 5 cêntimos (para embalagens entre 0,5 a 3 litros), que poderiam ser utilizados nos supermercados aderentes à iniciativa. No total, foram distribuídos 90 mil euros em incentivos.
A maior parte das embalagens recolhidas corresponde a plástico PET (82%) e o restante alumínio (18%). Ao todo foram recolhidas cerca de 2,5 milhões de embalagens e enviadas mais de 71 toneladas para reciclagem.
Além da Câmara Municipal de Mafra, o projeto contou com a participação do Electrão e da Novo Verde, entidades gestoras de resíduos de embalagens que implementaram os equipamentos de recolha no concelho; da Tratolixo, para onde foram encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas; e ainda do Instituto Superior Técnico e da 3drivers que apoiaram a monitorização e avaliação do projeto.