Sustentabilidade

Reciclagem: Projeto inovador em Mafra recolhe 2,5 milhões de embalagens

71 toneladas de embalagens foram enviadas para reciclagem no âmbito de projeto de deposição seletiva em Mafra
Texto
Projeto de reciclagem em Mafra
Projeto de reciclagem em Mafra

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Mafra possibilitou a recolha de mais de 2,5 milhões de embalagens usadas de bebidas ao longo de 24 meses.

O projeto “Mafra Reciclar a Valer +”, juntou o município de Mafra, entre várias entidades, entre abril de 2021 e junho de 2022, de forma a promover junto da população a deposição seletiva deste tipo de embalagens e envolver os cidadãos no processo de reciclagem.

Para a execução do projeto foram disponibilizadas 12 máquinas automáticas, que funcionaram como ponto de recolha, colocadas junto de seis escolas do município e as restantes distribuídas junto a superfícies comerciais no concelho.

Como forma de incentivar a população à reciclagem, por cada embalagem depositada nestes locais, os consumidores foram recompensados com vales de desconto, entre 2 e 5 cêntimos (para embalagens entre 0,5 a 3 litros), que poderiam ser utilizados nos supermercados aderentes à iniciativa. No total, foram distribuídos 90 mil euros em incentivos.

A maior parte das embalagens recolhidas corresponde a plástico PET (82%) e o restante alumínio (18%). Ao todo foram recolhidas cerca de 2,5 milhões de embalagens e enviadas mais de 71 toneladas para reciclagem.

Além da Câmara Municipal de Mafra, o projeto contou com a participação do Electrão e da Novo Verde, entidades gestoras de resíduos de embalagens que implementaram os equipamentos de recolha no concelho; da Tratolixo, para onde foram encaminhados os resíduos recolhidos nas várias máquinas disponibilizadas; e ainda do Instituto Superior Técnico e da 3drivers que apoiaram a monitorização e avaliação do projeto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente