Fantástico

Reciclagem de brinquedos dá prémio na Nova Bauhaus Europeia 2022

Os vencedores dos Prémios Nova Bauhaus Europeia 2022 foram anunciados durante o Festival New European Bauhaus
Texto

O projeto português Replay é um dos vencedores dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria "Moldando um ecossistema industrial e circular e apoiando o pensamento do ciclo de vida".

Conforme a AWAY tinha noticiado aqui o Replay era um dos finalistas a concurso. O projeto, liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal, desenvolveu uma rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida, para a transformação em novos brinquedos. Pretende incentivar a discussão pública e política, bem como propor soluções para a problemática da falta de solução para a reciclagem de objetos plásticos, como os brinquedos.

Os Prémios da Nova Bauhaus Europeia, anunciados a 12 de junho no Festival New European Bauhaus, em Bruxelas, são uma iniciativa da União Europeia que pretende aproximar os cidadãos dos valores da sustentabilidade, da estética e da inclusão, através de ligações entre o mundo da arte e da cultura e o domínio da ciência e da tecnologia.

O vídeo de divulgação da Zero Waste Lab:

A primeira fase do Replay contou com a participação da comunidade, em concreto famílias dos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora, as quais foram desafiadas a desenvolver uma ação em quatro passos: seleção de brinquedos, desmontagem, contabilização e entrega.

Numa segunda fase, os brinquedos desmontados e classificados por tipo de material foram depositados num dos 44 pontos de entrega localizados em 11 localidades. O plástico recolhido foi posteriormente encaminhado para cinco laboratórios da Precious Plastic Portugal para a transformação num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal