Sustentabilidade

Serão as bactérias a solução para a poluição por plásticos?

Cientistas identificaram vários micro-organismos com capacidade de comer diversos tipos de plástico
Texto
Bactérias comem plásticos (Foto: N. Bertolt/ Unsplash)
Bactérias comem plásticos (Foto: N. Bertolt/ Unsplash)

Parece que uma possível solução para diminuir os níveis de poluição por plásticos no mundo serão as bactérias. Um estudo recente analisou estes micro-organismos em lagos europeus e concluiu que o plástico aparenta ser um alimento de eleição.

De acordo com um dos cientistas envolvidos no estudo citado pela Euronews, as bactérias parecem ser estimuladas quando comem o plástico. O que se verificou foi que os micro-organismos se alimentam primeiro deste material por ser mais fácil de decompor, passando depois para a matéria orgânica.

Outro fenómeno que foi identificado é que o crescimento de bactérias duplica quando a poluição por plástico sobe ligeiramente. Isto provoca um efeito em cadeia que ajuda a estimular a rede alimentar no meio, uma vez que havendo mais bactérias, há também mais alimento para peixes e patos.

Bactérias conseguem eliminar vários tipos de plásticos

Nos últimos anos, investigadores no mundo inteiro têm descoberto que diferentes bactérias conseguem alimentar-se de diferentes tipos de plástico.

Investigadores na Alemanha identificaram bactérias capazes de comerem poliuretano, um tipo de plástico usado, por exemplo, em isolamentos e sapatos desportivos, que é difícil de reciclar por não derreter quando aquecido.

Anteriormente, outra equipa de cientistas tinha identificado uma enzima que consegue desintegrar plástico PET, muito usado em garrafas.

A verdade é que a poluição por plástico é um problema que, por enquanto, não tem solução à vista. No entanto, estudos como estes permitem concluir que com a ajuda dos micro-organismos certos, é possível acelerar o processo de decomposição do plástico, ajudando a reduzir o impacto do mesmo no ambiente.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal