Sustentabilidade

Aquecimento do Mar Mediterrâneo está a provocar morte de espécies marinhas

Estudo internacional com participação portuguesa estudou a degradação da biodiversidade marinha e as suas principais causas
Texto
Ondas de calor no mar Mediterrâneo
Ondas de calor no mar Mediterrâneo

Uma série de ondas de calor marinhas são responsáveis pelos eventos de “mortalidade em massa” ocorridos no mar Mediterrâneo entre 2015 e 2019. A conclusão é de um estudo internacional, no qual participaram investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto.

Liderada pelo Institut de Ciències del Mar (Espanha), a investigação contou com o envolvimento de investigadores de 11 países diferentes, os quais se debruçaram, pela primeira vez, sobre os efeitos das mortalidades em biodiversidade marinha à escala mediterrânica.

Para a realização deste estudo foram analisadas populações de aproximadamente 50 espécies marinhas – como corais, esponjas e macroalgas – tendo os académicos concluído que os eventos de mortalidade que as afetaram se devem a ondas de calor marinhas, cada vez mais frequentes e agressivas, que podem estar a transformar os principais ecossistemas costeiros.

Verificados ao longo de milhares de quilómetros da costa mediterrânica – desde o mar de Alborão (zona mais ocidental do mar Mediterrâneo) até à costa oriental da bacia – os eventos de mortalidade foram observados entre a superfície e uma profundidade de 45 metros.

Jean-Baptiste Ledoux, investigador do CIIMAR e um dos autores do estudo, referiu à agência Lusa que as ondas de calor marinhas registadas entre 2015 e 1019 afetaram mais de 90% da bacia mediterrânica, tendo, em alguns locais, atingindo temperaturas superiores a 26 graus Celsius.

Sobre as causas que provocam estas ondas de calor mais intensas e frequentes e que estão a motivar a degradação do habitat marinho no mar Mediterrâneo, o investigador do CIIMAR parece não ter dúvidas em apontar o dedo na direção das alterações climáticas.

(Fotos: N. Hurova e V. Mozara/ Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”